domingo, 27 de maio de 2012

Theatro José de Alencar abre suas portas para o candomblé nacional‏

"Sou de uma religião em que o tempo é ancestralidade. A fruta só dá no seu tempo, a folha só cai na hora certa”. A frase de Mãe Beata de Yemanjá, um dos maiores nomes do candomblé nacional, traduz o respeito a tradição, primeira religião a ser abordada no projeto Divinas Palavras, que estréia n
o dia 27 de maio de 2012, às 16h, no Theatro José de Alencar.   São os valores, crenças e saberes religiosos que entram em cena no centenário palco da cultura cearense, em programação de lançamento do livro.
Mãe Beata, nascida na Bahia, mas com atuação nos terreiros cariocas, chega à Fortaleza para lançar seu livro de contos intitulado “Caroço de Dendê- sabedoria dos terreiros: Como yalorixás e babalorixás passam conhecimentos a seus filhos” (editora Pallas, R$20,00) e promove uma verdadeira festa nos jardins e palco principal do TJA, em homenagens as divindades com participações do Afoxé Acabaca e Ponto de Cultura Alagba além de Massoterapia, Exposição de Indumentárias Fulô de Mandacaru e Tabuleiro de Acarajé.  
Mãe de santo, com 81 anos de vida, ela é aposentada como costureira da Rede Globo de Televisão, criou quatro filhos e é uma das militantes mais atuantes na questão da identidade de “Negra e Mulher de Terreiro”, como afirma.
O Ilê Omi Oju Arô (Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi), comunidade na qual Beata é sacerdotisa suprema (yalorixá), atua em diversas frentes sociais: religião e saúde, luta contra qualquer forma de discriminação e contra a intolerância religiosa, cultura da paz, acesso à educação, ações afirmativas de saúde da população negra, movimento de diálogo intereligioso, direitos humanos, movimento de mulheres negras e movimento negro.  
Ela é Conselheira da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde ( http:/ / religrafosaude.blogspot.co m .br/ ), presente no Ceará sob a Coordenação de Leno Farias e Kelma de Yemanjá, Pesidente da ONG Criola (organização de mulheres negras que atua contra o racismo e o sexismo), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio.

Programação:
16:00 - Recepção Jardins TJA: Grupo Dança Afro Alagba 
Serviços: Massoterapia, Tabuleiro de Acarajé,
Feira de Produtos/serviços
Exposição Indumentária Fulô de Mandacaru  
18:00 - Palestra Palco Principal 
Lançamento do livro Caroço de Dendê da autora Mãe Beatá de Yemanjá (RJ)
Entrada: Doação 2kg alimento não perecível revertidos para Casa Sol Nascente
Informações: (85) 9953.6493 / 3101.2567
Jornalista responsável: Bianca Felippsen | Cel. 85 9688-8008 e 8878-8464. biancafelippsen@gmail.com  
[Fonte: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/theatro-jose-de-alencar-abre-suas-portas-para-o]

Nenhum comentário:

Postar um comentário