sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Começa neste sábado de Carnaval o 14º Festival Jazz & Blues em Guaramiranga






Homenagens a grandes nomes da música nacional e internacional vão marcar o 14º Festival Jazz & Blues, evento que anualmente embala o Carnaval em Guaramiranga, no Ceará e o pós-Carnaval em Fortaleza. A “Divina” Elizeth Cardoso, as divas do jazz Etta James, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone e Sara Vaughan, o pianista Dave Brubeck, que é um dos maiores nomes da história do jazz, Wilson Simonal e o Rei do Baião Luiz Gonzaga serão lembrados com as honras da música levada ao palco por algumas das atrações do Festival.
O 14º Festival Jazz & Blues, que tem o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará,  acontece em Guaramiranga nos quatro dias de Carnaval - 09 a 12 - faz uma pausa na quarta-feira de cinzas e tem mais dois dias de programação em Fortaleza, na quinta e sexta-feira, 14 e 15 de fevereiro. Nos quatro dias de Festival na serra, a programação começa às 14h com Cineclube, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e só termina nas primeiras horas do dia seguinte, depois de muitos shows e ensaios abertos na Cidade Jazz & Blues (erguida na área do campo de futebol), bate-papo na Praça principal e cortejo nas ruas da cidade. Em Fortaleza, os shows acontecerão no Teatro do Shopping Via Sul e no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

TRIBUTOS
Elizeth Cardoso por Rosa Passos - A “Divina”, como era chamada Elizeth Cardoso, uma das grandes vozes da música brasileira de todos os tempos, é homenageada por uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade, Rosa Passos, no show “É luxo só!”, que é o título de seu 16º CD. O show será na noite de terça-feira, 12, em Guaramiranga e na quinta-feira, dia 14, em Fortaleza, no Teatro do Via Sul.

Divas do Jazz por Nayra Costa - Etta James, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone e Sara Vaughan serão lembradas pela cearense Nayra Costa, que se destacou nacionalmente no programa The Voice Brasil. Ela apresenta o show “Tributo às Divas do Jazz”, revivendo sucessos imortalizados pelas grandes vozes femininas do gênero, fechando a programação das 17 horas de domingo, na Cidade Jazz & Blues.

Dave Brubeck por Márcio Resende - O safoxonista e flautista carioca residente em Fortaleza, Márcio Resende, de formação jazzística no New England Conservatory e no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, apresenta o show "Time Out - Tributo a Dave Brubeck", onde percorrerá temas do clássico disco "Time Out", lançado pelo quarteto de Dave Brubeck em 1959, que se tornou um dos mais importantes álbuns da história do jazz. Resende sobe ao palco acompanhado pela banda The Bridge: Pedro Façanha (contrabaixo), Hermano Faltz (guitarra), Tito Freitas (teclados) e David Krebs (bateria), todos grandes nomes da cena instrumental de Fortaleza.

Wilson Simonal por Marcos Lessa - Ainda no rol de homenagens a grandes nomes, o cearense Marcos Lessa faz um Tributo a Wilson Simonal. Lessa é um jovem cantor que desponta como uma das grandes revelações da nova geração de músicos do Estado e já começa a trilhar sua carreira nacional. Ele foi vencedor do prêmio de Melhor Interprete por aclamação popular no I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará. Em Guaramiranga fará um show suingado, com o acompanhamento do quinteto formado por músicos reconhecidos da cena cearense: Eduardo Holanda (violão) e Tito Freitas (piano), que assinam a direção musical, Thiago Rocha (sax), Miquéias dos Santos (baixo) e Adriano Azevedo (bateria).

Luiz Gonzaga por Waldonys e Misael da Hora - O acordeonista cearense Waldonys e o pianista carioca Misael da Hora prepararam um repertório especial com tempero jazzístico para homenagear Luiz Gonzaga no show “Baião Instrumental”. Esta é a primeira parceria desses dois artistas, apesar de ambos terem compartilhado vínculos pessoais – os dois tiveram a oportunidade de conviver com Luiz Gonzaga - e a afinidade musical em torno do universo do Rei do Baião ao longo de suas carreiras. Waldonys, ainda adolescente, começou a tocar na banda de Luiz Gonzaga. Já Misael da Hora é filho do maestro e gaitista Rildo Hora, que foi amigo e produtor de Gonzagão na década de 70.

VAI SER BLUES!

Mas o Festival não é só de tributos. Na verdade, a grande homenageada é a boa música apresentada por atrações renomadas do jazz e do blues.

A turma do blues vai esquentar a noite serrana com o projeto “Blues N Soul Sessions”, da Igor Prado Band(SP) com os cantores americanos Tia Carroll (USA), renomada cantora de Soul de São Francisco, e J.J Jackson (USA), cantor do Sul dos Estados Unidos, que se rendeu aos encantos do Brasil, onde hoje reside. O show será na segunda-feira, 11, marcando a programação das 21h30. A boa notícia para os aficcionados por blues que não vão poder subir a serra no Carnaval, é que “Blues N Soul Sessions” será apresentado também em Fortaleza, na noite de sexta-feira, 15, no Anfiteatro do Dragão do Mar.

Mas voltando aos dias de Festival na serra, tem mais blues na programação com Ari Borger Quartet – AB4 (SP), onde o pianista Ari Borger, Igor Prado (guitarra), Rodrigo Mantovani (baixo) e Humberto Zigler (bateria) fazem releituras instrumentais em que passeiam por clássicos como “Key to the Highway” (Big Bill Broonzy), “Chicken Shack” (Jimmy Smith), “Funky Miracle” (The Meters) e temas autorais como “Boogie Train”, “Back to the Blues” e “Funk Jam”.

Nas JAM Sessions, que começam depois da meia-noite e vão até 3h da madrugada, serão duas festas comandadas pelo projeto Casa do Blues: o sábado e a segunda-feira. No sábado, sobem ao palco Felipe Cazaux, Leonardo Vasconcelos, Cláudio Oliveira, Ricardo Pinheiro e Vitor Fontenele. Na segunda-feira a Jam Session será com Roberto Lessa, Diogo Farias, Álvaro de Paula, Dudu Freire e Aldo Machado. Casa do Blues é um projeto criado por bandas cearenses com o propósito de promever encontros festivos de blues e proporcionar ao público o contato com todo o universo do gênero. Em Guaramiranga, Casa do Blues faz o pré-lançamento do DVD gravado em julho do ano passado, que registra o atual cenário do blues em Fortaleza, com shows emblemáticos das bandas De Blues em Quando, Blues Label, Artur Menezes, Puro Malte e Felipe Cazaux.

VAI SER JAZZ!

Os apreciadores do jazz instrumental vão ser presenteados com o show do lendário trombonista Raul de Souza, renomado entre os ícones do jazz internacional e da música brasileira. O show que apresenta é do DVD “O Universo Musical de Raul de Souza” e do CD de inéditas “Voilà”, lançados conjuntamente em outubro de 2012. Raul sobe ao palco na primeira noite do Festival, na sessão das 21h30, acompanhado por Michel Freidenson (teclados), Mário Conde (guitarra, cavaquinho), Glauco Sölter (baixo) e Serginho Machado (bateria).

Antes de Raul de Souza, quem abre a programação das 21h30 do sábado de Carnaval é Scott Feiner & Pandeiro Jazz (EUA/RJ), que vem conquistando o meio jazzístico do Brasil e dos EUA. Em 2001, Feiner trocou Nova Iorque pelo Rio de Janeiro e a guitarra pelo pandeiro, instrumento que inseriu com maestria no jazz, surpreendendo grandes nomes do gênero e a crítica especializada. Scott Feiner & Pandeiro Jazz vem se apresentando em diversos festivais no Brasil e Europa, além de clubes de jazz consagrados de Nova Iorque, com diferentes versões do grupo, que tem integrantes baseados em Nova Iorque e no Rio de Janeiro. Com ele em Guaramiranga vão estar o pianista Rafael Vernet e o guitarrista Guilherme Monteiro, que há muitos anos está radicado em Nova Iorque.

Já no fim de tarde a Cidade Jazz & Blues terá um tom jazzístico. A programação das 17h do sábado começa com o Ensaio Aberto do Raul de Souza, seguindo com o show Toca Jazz, dos participantes das Residências Artísticas do Festival. Depois a cena é da “nova diva do jazz brasileiro” como é considerada pelos franceses a maranhenseAnna Torres. Residente em Paris, Anna consegue misturar o jazz, o samba, o funk e a música tradicional do Nordeste do Brasil com muita harmonia e suíngue e vem sendo elogiada por sua ótima “mise en scène”, além de sua voz potente.

Mas esse show não é só da Anna Torres. É dela e dos meninos do Jazzera Trio, um grupo de jovens instrumentistas de Guaramiranga, que vêm se destacando na cena instrumental cearense. São eles, Wagner Ferreira (baixo), Marcelino Ferreira (guitarra) e Rafael Teixeira (bateria). Desde cedo os três são influenciados por grandes nomes da música instrumental, com quem tiveram a oportunidade de ter contato no Festival ao longo dos anos. O Jazzera Trio é, portanto, um importante fruto do Festival, que tem o prazer de levar ao palco um resultado concreto do trabalho educativo e formativo proporcionado pelo conjunto de suas ações.

Se o assunto é jazz e “pratas-da-casa”, dois artistas cearenses vão comandar duas JAM Sessions jazzísticas. No domingo, quem estará à frente é o multiinstrumentistaCainã Cavalcante. Aos 22 anos, ele tem um currículo invejável para muitos veteranos. Já mostrou seu talento nos palcos e em estúdios com grandes referências da música nacional e internacional, como Yamandú Costa, Manassés de Sousa, Jorge Helder, Arthur Maia, Renato Borghetti, Dominguinhos e Plácido Domingo. Fechando a programação serrana do Festival, na noite de terça-feira o baixista Nélio Costa faz seu show e convida outros músicos do Festival para participar da JAM Session. Nélio lançou em 2012 o CD “Do baixo para cima” o terceiro de sua carreira.

É também na terça-feira que o público do Festival na serra poderá conferir uma parceria inédita no palco: O compositor pernambucano Dudu Falcão e Adelson Viana, um dos maiores acordeonista cearense. Será um encontro de voz, violão e acordeon, com repertório marcado por grandes sucessos de Dudu Falcão, como “Paciência” (parceria com Lenine), “O Bem e o mal” (parceria com Danilo Caymmi), “Coisas que eu sei” (dele e Jorge Vercillo), entre outras. Radicado há 25 em solo carioca, Dudu Falcão é um dos principais compositores nacionais da atualidade. Ele é dono de um vasto repertório com mais de 200 canções, boa parte gravada por grandes nomes da música brasileira.

TOCA JAZZ: SHOWS DOS ALUNOS DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

E nos quatro dias, o palco da Cidade Jazz & Blues será também dos participantes das Residências Artísticas. O show é Toca Jazz, na programação das 17 horas. No primeiro dia se apresentam os alunos do músico e professor Dino Rangel, no domingo entram em cena os alunos de Thiago Almeida, na segunda-feira é a vez da turma de Humberto Zigler e, encerrando o Toca Jazz, na terça-feira apresentam-se os alunos de Eduardo Holanda.

As Residências Artísticas integram as ações formativas do Festival Jazz & Blues. Delas participam 120 alunos e arte-educadores do Ceará que foram selecionados entre 630 participantes de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical. Estas oficinas foram realizadas em janeiro em 21 municípios do Estado, como parte do Projeto Música é para a Vida, que é realizado pela Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Já as Residências Artísticas tiveram início no último sábado, dia 02 de fevereiro, e seguem até sexta-feira, dia 08, em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga.

Sob a coordenação pedagógica do professor Prof. Gerardo Viana, o time de professores das Residências Artísticas é composto por: Guitarra: Dino Rangel (RJ); Violão:Eduardo Holanda (CE – que estará no palco do Festival nos shows de Waldonys & Misael da Hora e de Marcos Lessa); Percussão: Humberto Zigler (SP – Baterista do Ari Borger Quartet– AB4, que se apresenta no Festival); Bateria: Luiz Orsano (CE); Baixo: Nélio Costa (CE – Estará à frente da JAM Session na última noite do Festival em Guaramiranga); Teclado: Thiago Almeida (CE); Sopro: Roberto Stepheson (CE/RJ); Cortejo e construção de instrumento de percussão: Vanildo Franco (CE).  No sábado de Carnaval, os participantes da oficina de Vanildo Franco saem em cortejo pelas ruas de Guaramiranga a partir das 16h30.

LANÇAMENTO DO LIVRO “NOS ACORDES DO JAZZ & BLUES”
Esta edição será marcada pelo lançamento do livro "Nos Acordes do Jazz & Blues - Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga", que acontecerá no sábado, 09, fechando a programação do fim de tarde na Cidade Jazz & Blues. Idealizado e coordenado pelas diretoras da Via de Comunicação e Cultura, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, e pelo jornalista Dalwton Moura, responsável por projeto editorial, pesquisa, texto e edição, o livro cobre toda a história do Festival, desde a sua concepção, revelando o porquê da escolha de Guaramiranga como cidade sede, os impactos econômicos, culturais e sociais ao longo de 13 anos.

A obra, viabilizada com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará e da Coelce, um dos patrocinadores mais assíduos do Festival, traz uma completa retrospectiva musical do evento, com detalhes sobre cada um das centenas de shows promovidos ao longo de sua história. Tudo fartamente ilustrado com imagens colhidas pelo fotógrafo Chico Gadelha, que cobriu todas as edições do festival e agora compartilha com o público a emoção imortalizada em instantes decisivos, na magia de grandes artistas cearenses, brasileiros e internacionais nos palcos do Festival. O livro é apresentado com um design atraente, fruto do projeto gráfico assinado por Caio Castelo.

QUEM FAZ O FESTIVAL & BLUES

O Festival Jazz & Blues 2013 acontecerá de 9 a 12 de fevereiro em Guaramiranga e nos dias 14 e 15 em Fortaleza. É apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Banco do Nordeste, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Agrícola Famosa, Correios, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Meia Sola, Newland, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Servis Segurança, C. Rolim e Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Agradecimento: Coelce e Aço Cearense. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura / Governo Federal.

SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2013 – Em Guaramiranga (CE), de 09 a 12 de fevereiro, em Fortaleza e 14 a 15. Informações: (85)3262.7230. www.jazzeblues.com.br.

INGRESSOS

Shows das 21h30 em Guaramiranga – À venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola até sexta-feira à tarde. A partir de sábado (09), à venda em Guaramiranga na secretaria do Festival (ao lado do Teatro Rachel de Queiroz) das 14h às 19h e na bilheteria da Cidade Jazz & Blues, das 17h às 22h. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Shows dos dias 14 e 15 em Fortaleza - Ingressos para os shows dos dias 14 e 15 no Teatro do Shopping Via Sul: à venda na bilheteria do teatro e pelo sitewww.shoppingviasul.com.br. Ingressos para o show do dia 15 no Anfiteatro do Dragão do Mar: À venda no local. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).


ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário