quarta-feira, 26 de junho de 2013

Secult formaliza Comissão Gestora do Festival Música na Ibiapaba





 Nesta terça-feira, 18, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, divulgou os nomes que vão integrar a Comissão Gestora do Festival Música na Ibiapaba, que acontece de 26 de julho e 3 de agosto, em Viçosa do Ceará. A comissão é formada por Heriberto Porto, José Brasil de Matos Filho e Lucile Horn, que juntos vão dividir as ações pedagógicas e artísticas. Este é o primeiro ano que o Festival está sendo organizado pela Secult, já que por entendimento da presidência do Instituto de Arte e Cultura do Ceara, IACC, não havia razão para esta ação continuar sob a coordenação do Instituto, por ser um projeto que contempla o interior do estado.

Entre as novidades, a Secretaria adotou novos procedimentos a fim de garantir a realização do Festival, já que normativas do Controladoria Geral do Estado, CGE, inviabilizavam a realização nos moldes anteriores. Assim, de forma republicana a Secult instituiu o edital de "Realização em Atividades Culturais em Projetos", no valor de R$ 236.489,00 que vai selecionar as produtoras culturais para a elaboração de projetos para o Festival, voltado à formação e ao fomento da música brasileira no Ceará, com oficinas de canto e de instrumentos. De acordo com Fernando Piancó, da coordenação de Ação Cultural da Secult, “estamos com Edital aberto até sexta-feira, pois na primeira edição as empresas não apresentaram projetos dentro dos padrões exigidos pela secretaria”. Já a verba para itens como passagens, hospedagem, alimentação, palco, som e luz estão serão licitadas no valor de R$ 263 mil.

Breve currículo da Comissão

Heriberto Cavalcante Porto Filho - Professor na Universidade Estadual do Ceará nas disciplinas de flauta transversal,música de câmera, harmonia no Bacharelado em Instrumento/Flauta e improvisação , harmonia e rítmica na licenciatura em música.
Estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica onde obteve o Diplomas de Primeiro Prêmio em Solfejo, em Flauta e em Música de Câmera e Diplomas de Solista em flauta transversal e Musica de Camera. Estudou flauta com Alejandro Beresi, Jean-Michel Tanguy, Baudoin Giaux, Gerard Noack, Vincent Cortvriendt e Georges Dumortier no CRMB. Participou de diversos cursos na Bélgica e na França com os mestres André Noiret, Henri Dufour, Philippe Bernold, Baudoin Giaux e Jean-Pierre Rampal.

José Brasil de Matos Filho - Regente de Coral, Cantor, Educador Musical e Gestor Produtor Cultural, é Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo da Secretaria da Educação do Ceará e diretor da Escola de Música de Sobral. Tem experiência na área de Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte-educação, educação musical, formação de professores, regência coral, palestras e produção de eventos culturais.

Lucile Horn - Doutoranda em Artes pela UFMG com Mestrado em Música - Master of Arts in Music pela Campbellsville University (2010), Especialização em Música com habilitação em Musicoterapia pelo Concervatório Brasileiro de Música (RJ) (2003) e Bacharelado Em Instrumento Piano pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Atua como Professora de Canto para o Ator no Curso de Licenciatura em Teatro e Professora de música no Curso Técnico em Música do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Música com ênfase em Educação Musical atuando principalmente nos seguintes temas: Canto Coral, Educação Musical, Arranjos Vocais para Coral e Grupo Vocal.

Coordenação de Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário