“O movimento literário que reuniu intelectuais como Antônio Sales, Rodolfo Teófilo, Juvenal Galeno e Adolfo Caminha é considerado um dos mais importantes de nossa história”, essa foi a frase do secretário da Cultura, prof. Francisco Pinheiro, durante a reunião do Conselho Estadual de Cultura, desta segunda, 28, na Biblioteca Menezes Pimentel. Entre as pautas votadas, os conselheiros incluiram quatro novos assentos abrindo o campo de atuação e novas perspectivas para a cultura.
De forma democrática e participativa os conselheiros votaram a pauta da Bienal Internacional do Livro do Ceará 2012 homenageando os 120 anos do início das primeiras fornadas do novo movimento literário do Ceará marcados pela Padaria Espiritual. Durante a reunião foi criada uma Comissão Mista que ficará responsável pela elaboração da Bienal, que estará focada no intercambio cultural, no incentivo à leitura e na difusão da produção literária.
O secretário da Cultura e presidente da Comissão, prof. Francisco Pinheiro, comenta que “desta forma teremos a oportunidade de trabalhar com o mote do incentivo à leitura homenageando um período histórico de grandes transformações no estado no campo da literatura”.
A construção compartilhada de um novo cenário de atuação na seara da cultura tem fortalecido ações importantes e pertinentes como a inclusão de novas linguagens e campos de atuação cultural. Dentro dessa perspectiva, o Conselho Estadual de Cultura votou a favor da criação de quatro novos assentos, incluindo a cultura digital, os produtores culturais, representantes da cultura afro-brasileira e dos povos indígenas.
Sobre o Conselho Estadual de Cultura:
O Conselho é composto por 22 membros, recrutados dentre representantes da sociedade civil e do poder público, sendo presidido pelo Secretário da Cultura do Estado. Em suas competências, ele funcionará como última instância recursal administrativa nas decisões que envolvam projetos submetidos aos incentivos estaduais à cultura e reconhecer instituições culturais para efeitos de percepção de subvenções e certificar, mediante provocação, a importância de projetos e atividades culturais originários do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário