sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Começa o Ano do Brasil em Portugal


Durante nove meses diversas manifestações culturais brasileiras estarão em terras lusitanas
Começa nesta sexta-feira (21), o Ano do Brasil em Portugal. Até junho de 2013 um Brasil moderno será apresentado aos lusitanos, que poderão conhecer de perto um pouco mais da cultura brasileira em espetáculos de música, mostras, gastronomia, cinema, teatro, literatura, artes plásticas e dança. Além das representações culturais, um seminário sobre economia criativa marca o lançamento das atividades.
Hélio Oiticica – o Museu é o Mundo
A cerimônia de abertura será realizada às 19h, simultaneamente à inauguração da exposição “Hélio Oiticica – o Museu é o Mundo”, no Museu Coleção Berardo, no CCB, em Lisboa. O evento vai contar com a participação dos escritores brasileiros Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura.
A proposta do Ano do Brasil em Portugal é levar o melhor da cultura brasileira às terras portuguesas e reunir as diferentes manifestações artísticas e culturais, das mais tradicionais às mais atuais, informa os organizadores do evento.
Neste final de semana, destacam-se os shows gratuitos de artistas brasileiros no Terreiro do Paço, em Lisboa. Na noite de sábado (22), se apresentam Ney Matogrosso e Monobloco. No domingo (23)  à tarde, o espetáculo “Brasil abraça Portugal” vai reunir no palco Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo e os artistas portugueses Carminho, Paulo Gonzo e Boss AC.
De acordo com Antonio Grassi, comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal e presidente da Funarte/MinC, é preciso levar para o outro lado do oceano o Brasil que não é só o das novelas. “A importância do evento, principalmente no âmbito cultural, está no fato de que a troca de olhares na produção artística extrapola o palpável e colabora com setores como o turismo”, destaca.
Acesse o site do Ano do Brasil em Portugal.
(Texto: Pablo Rodrigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário