domingo, 12 de junho de 2011

PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DE ICÓ SERÁ APRESENTADO NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE













PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DESENVOLVIDO POR ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ICÓ É SELECIONADO PARA SER APRESENTADO NO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE EM SÃO PAULO.

A E.E.M. VIVINA MONTEIRO teve seu Projeto de Educação Patrimonial e Construção de Cidadania – “A ESCOLA POR DENTRO DA HISTÓRIA”, selecionado para ser apresentando no XV Congresso Brasileiro de Folclore na cidade de São José Campos no Estado de São Paulo no período de 11 a 15 de Julho de 2011.
O Projeto de Educação Patrimonial e Construção de Cidadania – “A ESCOLA POR DENTRO DA HISTÓRIA” foi desenvolvido nos meses de Agosto a Novembro do ano de 2010 e ficou classificado em 3º lugar na IV FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E CULTURA – ETAPA REGIONAL reaizado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC através da 17ª CREDE – Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. O referido projeto envolveu 640 alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Vivina Monteiro nos turnos manhã e tarde, tendo como idealizador e Coordenador o Professor e Historiador Lindevando Rodrigues Sousa (Vando Rodrigues) que desenvolveu o referido projeto com bastante ênfase e maestria.
Com o desenvolvimento deste projeto, os alunos pecorreram os lugares mais inusitados e ainda desconhecidos por muitos. Foram exatamente 18 localidades visitadas e mapeadas, várias pessoas entrevistadas. Foram realizados alguns registros através de fotografias, de textos e filmagens, um extenso material foi produzido durantes esses quatro (04) meses.
Com o principal objetivo de contribuir para estimular a consciência de gestores públicos e de usuários para o problema da deteriorização dos imóveis que fazem parte dos bens culturais icoense, assim como, da preservação e da salvaguarda dos patrimônios imateriais e naturais e/ou ambientais das várias comunidades existentes em nosso município.
Fazer com que os nossos alunos possam refletir sobre educação patrimonial e a construção da cidadania considerando o patrimônio cultural; Possibilitar a troca de conhecimentos e experiências para a proteção e valorização dos bens culturais; Fomentar o acesso ao conhecimento produzido sobre os bens culturais materiais e imateriais, tendo em vista a sensibilização dos participantes para o patrimônio cultural regional e local; Provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural, assim como de seus produtos e manifestações; Trabalhar conceitos que auxiliem os participantes a caracterizar, proteger e valorizar o patrimônio cultural; Realizar um registro através de um mapeamento com fotos e vídeos e relatórios para a elaboração de um documentário; Fazer com os alunos conheça os patrimônios existentes nos sítios e distritos do município de Icó. Esses foram os principais pontos para o desenvolvimento do Projeto.
Espero que com o desenvolvimento deste projeto as pessoas possam se apropriar dos patrimônios aqui existentes, e passam a ter como uma referência para a comunidade na valorização e preservação dos bens culturais, e assim, poder tornár-los, atrativos turistícos que contribua com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento econômico sustentável do município, salientou o Coordenador do projeto o Professor Vando Rodrigues.

O projeto cncorreu com os principais centro históricos e arquitetônico do país, isto é, foram 45 projeto enviados das cidades de Ouro Preto, Madalena, São João Del Rei, Rio de Janeiro, São Paulo, São Vicente, Salvador, Ilhéus, Olinda, Recife, Fortaleza, Aracati, Sobral, Viçosa do Ceará, São Raimundo Nonato no Piauí, Alcantâra do Maranhão, Belém, Manaus, Brasilía, Porto Alegre dentre outras. Ao saber que do resultado, o Professor Vando Rodrigues comemorou junto aos alunos, pois ter um trabalho reconhecido e aprovado através de uma Comissão de capacitada e idônea como a Comissão Brasileira de Folclore, pra mim é uma honra. Sem falar que, apresentar a cidade de Icó em um evento de tão grande relevância para o cenário cultural brasileiro, a minha cidade, os nossos patrimõnios, a minha Região e o meu Estado é muito orgulho e satisfação, pois só assim, divulgaremos ainda mais o que temos de melhor. Ação como esta, atrai muitos turistas para nossa cidade, comenta o Professor Vando Rodrigues.

O XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE será realizado no Estado de São Paulo na cidade de São José dos Campos no período de 11 a 15 de Julho na Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Acompanhe o Congresso no site: http://xvcongressodefolcloresp.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário