quarta-feira, 25 de julho de 2012

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Ministra Ana de Hollanda entrega obras de restauração de painéis do templo, em Cachoeira (BA)







A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, participam na sexta-feira (27), da entrega dos serviços de restauração dos painéis de azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Cachoeira, na Bahia. O superintendente do Iphan no estado, Carlos Amorim, também participará da solenidade.
Na recuperação dos azulejos portugueses foram investidos recursos no valor de  R$1,3 milhão.
A cerimônia está marcada para as 11h, quando será celebrada uma missa pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão. Após a celebração religiosa, Ana de Hollanda e os representantes do Iphan farão um pronunciamento.
Também estarão presentes na solenidade os profissionais envolvidos na obra, dentre eles o coordenador técnico Bruno Tavares, o arquiteto Francisco de Santana e o restaurador Cosme Filho.


Agenda na Bahia
A ministra da Cultura ficará na Bahia durante o fim de semana para cumprir agenda oficial. Ainda na sexta-feira visitará o Cine Teatro Glória, em Cachoeira.
No sábado (28), em Salvador, Ana de Hollanda vai até a Casa Castro Alves. No domingo pela manhã participará de uma reunião na Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e no período da tarde visitará o Centro Histórico do Pelourinho.
Patrimônio Tombado
Com uma área construída de 1.653 metros quadrados, a Igreja Matriz integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de Cachoeira, tombado pelo Iphan sob o n° 049 do Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. A cidade foi elevada a Monumento Nacional em 18/01/1971, por meio do Decreto Federal n° 68.045.
Dentro do antigo Programa Monumenta (MinC/IPhan com financiamento BID e contrapartida do Tesouro estadual) Cachoeira foi a cidade brasileira com maior aporte de recursos do programa em todo o país, totalizando cerca de R$ 36 milhões até o término das ações.
Foram 51 imóveis dentre públicos e privados, entre eles a Igreja Matriz do Rosário, UFRB e Orla de Cachoeira. A coordenação e fiscalização da obra foi feita em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac).
Em 2007 o Programa Monumenta concluiu a primeira etapa de obras nesse Monumento, com a recuperação de toda parte civil (revestimento, pintura, cobertura e outras) e também a restauração do Forro da Nave, do Forro sob o Coro, dos painéis de azulejo das Torres Sineiras, dos azulejos que formam o painel do relógio existente em uma das torres.
O objetivo das obras foi interromper o avançado estágio de degradação dos painéis, que sofriam com o elevado grau de salinidade das alvenarias.
Participaram dos trabalhos de restauração equipes multidisciplinares que atenderam às demandas técnicas e artísticas, exigidas na realização desse tipo de serviço.
Os azulejos portugueses
Os azulejos que revestem as paredes da nave, a uma altura aproximada de cinco metros, apresentam grandes composições integrando-se com a arquitetura, completando os diversos elementos arquitetônicos, como portas, arcos, púlpitos, coro, etc.
Serviço
Cerimônia de entrega dos serviços de restauração dos painéis de azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Data: sexta-feira (27), às 11h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Ana Nery, s/n, Cachoeira – Bahia
Mais informações: Ascom/Representação Regional do MinC na Bahia
Contatos: (71) 9127-9790 ou pelo e-mail: marcia.moreira@cultura.gov.br
(Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/Ibram)



Nenhum comentário:

Postar um comentário