quinta-feira, 21 de junho de 2012

Festival de Música de Câmara pode retornar ao Icó em 2012




A cultura icoense e da região espera. Caso seja confirmado, o fato representa o retorno de um dos grandes eventos que teve Icó como sede, em 2006 e 2007 e que não teve continuidade.

O Festival de Música de Câmara, cuja realização ficou a cargo do Governo do Estado em parceria com os Municípios, pode ter uma nova edição em breve, após resultado do IV Edital Mecenas, que foi divulgado no dia 25 de maio pela Secretaria da Cultura do Estado [Secult].

Dentre os projetos aprovados pelo resultado da Habilitação Técnica e Jurídica, um deles tem o nome de "Música de Câmara do Vale do Salgado", que foi proposto pela Usina 2 Produções Artísticas e Culturais LTDA.

Os recursos do edital contemplaram a quantia de R$ 250.000 na modalidade de patrocínio. Seguindo a ideia de que haja a realização do evento na localidade do Vale do Salgado, Icó é município esperado para a realização do Festival, que retorna após cinco anos.

MECENAS - O Edital objetiva apoiar programas, ações e projetos artístico-culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas e que tenham por objetivo o fortalecimento do setor cultural cearense e a promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará.

FESTIVAL - Ocorrido em 2006 e 2007, tendo no primeiro ano a presença do cantor e compositor Gilberto Gil, então ministro da Cultura, era denominada "Festival de Música do Centro Sul e Vale do Salgado", cujas sedes eram Iguatu e Icó, sedes das respectivas regiões.

O evento foi implantado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura [Secult], e contava com oficinas das mais diversas e possibilitava a apresentação de diversos cojuntos de câmara do Brasil e do exterior.

O objetivo era de desenvolvimento das Culturas Regionais, pretende gerar novas oportunidades para a região e sua população através da área musical. Para a realização do Festival, os recursos advinham do Fundo Estadual da Cultura, ocorrendo sempre no início de janeiro. Não houve continuidade como prometido e a ideia ficou de lado.

Postado porYuri Guedes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário