quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ministra da Cultura recebe benção de pajé

Durante visita ao Galpão da Cidadania, Ana de Hollanda refaz percurso das exposições








Rio de Janeiro – A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, retornou ao Galpão da Cidadania na tarde desta quarta-feira (20) para deixar sua mensagem no seminário de Culturas Indígenas.
Durante visita a alguns espaços, como a exposição ‘Brasil Plural’ e o ‘Espaço do Saber’ da Biblioteca Nacional, Ana de Hollanda foi recebida com cânticos entoados pelos índios Yawanawa e até foi abençoada em ritual Vekuxi pela pajé Putany.
A ministra estava acompanhada da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Ritual com a ministra
Vekuxi é uma benção, um sopro sagrado, ritual dos índios Yawanawa. É um juramento sagrado, um trabalho com a força do pensamento, com o poder das mãos e a confirmação da palavra. Foi isso que a índia Putany transmitiu para a ministra quando fechou os olhos e começou o ritual.
A benção da pajé para a ministra: Putany pediu com a força do pensamento, com o poder das mãos e a confirmação da palavra “ muita saúde, muita paz na sua caminhada, na sua vida familiar, invocamos os espíritos dos nossos antepassados, nossos guias espirituais, desejando prosperidade, sabedoria, que guiem seus passos, seus pensamentos… como o vento que sopra nas matas, o sol que nasce pela manhã… que os espíritos possam fazer nascer os bons pensamentos no seu coração”.
(Texto: Ascom/MinC)
(Fotos: Luciana Avellar)






Nenhum comentário:

Postar um comentário