quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Coleção Biblioteca Básica Brasileira


Projeto idealizado há 50 anos por Darcy Ribeiro será lançado na Fundação Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) vai viabilizar a distribuição de livros do projeto Biblioteca Básica Brasileira (BBB), idealizado em 1962 pelo educador, antropólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro (1922-1997).
Ao longo de três anos serão distribuídos 900 mil livros às bibliotecas públicas do país, cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas  Públicas (SNBP). O projeto de Darcy Ribeiro foi redesenhado a partir de parceria entre a FBN, a Fundação Darcy Ribeiro e a Editora da Universidade de Brasília (UnB).
O resultado desse trabalho poderá ser conferido nesta quinta-feira, 25, às 18h, no auditório Machado de Assis (FBN), no Rio de Janeiro, onde haverá o lançamento da Coleção BBB, que chega para homenagear os 90 anos de nascimento do educador. Durante a cerimônia haverá o relançamento do livroAmérica Latina: A Pátria Grande, escrito por Darcy Ribeiro, que marcará o início do projeto, abrindo a série da primeira coleção, que contará com nomes como Rui Barbosa, Euclides da Cunha, Machado de Assis e outros.
Quatro fases
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, com patrocínio dos Correios e da Petrobras. O trabalho será desenvolvido em quatro fases, tornando possível a publicação e a distribuição gratuita de 2,7 milhões de exemplares (54 mil coleções). Ao todo, a Coleção Biblioteca Básica Brasileira contará com 150 títulos, divididos em três partes com 50 obras em cada. A previsão é que a cada bimestre, a partir de janeiro de 2013, 10 novos títulos cheguem às prateleiras das bibliotecas públicas ao longo dos próximos 3 anos. Esta será a primeira das quatro fases do projeto.
A segunda fase é a criação do site ‘Cultive um Livro’, no qual os usuários poderão se cadastrar, escolher um dos 50 títulos da lista inicial da BBB e sugerir seu envio gratuito a uma escola, ponto de cultura ou pessoa física que estejam cadastrados no site. Na fase seguinte, o SNBP/FBN  e o site ‘Cultive um Livro’ publicarão e distribuirão 50 obras de direito protegido [não estão em domínio público], num total de 15 mil coleções. Na quarta e última fase, serão publicadas e distribuídas 50 obras de direito protegido, perfazendo mais 15 mil coleções.  Outras três mil coleções serão destinadas aos patrocinadores e Ministério da Cultura, completando 18 mil coleções, totalizando 900 mil livros.
Do total de 2,7 milhões de exemplares publicados e distribuídos, 900 mil livros (18 mil coleções) vão para as bibliotecas cadastradas no SNBP, outros 1,26  milhão de livros (25 mil e 200 coleções) pelo site ‘Cultive um Livro’, 270 mil (5.400 coleções) serão destinados ao MinC e outros 270 mil exemplares (5.400 coleções) para os patrocinadores.
Darcy Ribeiro planejou a Coleção Biblioteca Básica Brasileira na década de 60, quando era Reitor da Universidade de Brasília, com o objetivo de proporcionar à sociedade um conhecimento mais profundo de sua história e de sua cultura.
Serviço
Lançamento da Coleção Biblioteca Básica Brasileira -  Uma homenagem a Darcy Ribeiro
Local: Auditório Machado de Assis (Rua México, s/ nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional)
Horário: 18h
Entrada Franca
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário