sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Revitalização da Fortaleza dos Reis Magos


Marta e governadora do RN falam sobre o forte, que é marco inicial de Natal
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu a governadora Rosalba Ciarlini e uma comitiva do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (24), numa reunião em que trataram do projeto de revitalização da Fortaleza dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos de Natal, capital do estado. Rosalba pediu apoio ao projeto. A ministra considerou a proposta muito importante e sugeriu à governadora obter recursos por destaque de emenda parlamentar ou Lei Rouanet. Serão necessários, aproximadamente, R$ 3 milhões.
“O Forte já é lindo, mas a implantação do projeto o tornará ainda mais atrativo, porque ele deixará de ser apenas uma estrutura física bonita para ser um atrativo cultural. Tem de ser preservado e valorizado, não só para o turista, mas principalmente para o povo do Rio Grande do Norte”, disse a ministra, lembrando que, com a Copa, esse será um grande centro de visitação.
A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou ainda Fortaleza dos Reis Magos, é o marco inicial de Natal (fundada em 25 de Dezembro de 1599), no lado direito da barra do rio Potenji.
O projeto que a governadora trouxe à ministra prevê melhorias na infraestrutura do monumento, mais conforto aos visitantes e atrações pedagógicas e didáticas.
A governadora Rosalba Ciarlini também lembrou a importância de estruturar os monumentos históricos para os grandes eventos que o estado irá receber, como a Copa do Mundo.
“Nossos monumentos históricos precisam ficar bem estruturados para a visitação durante os grandes eventos que o estado irá sediar. E os investimentos em cultura dão suporte ao nosso turismo e, consequentemente, à economia do nosso estado”, disse Rosalba, ressaltando a experiência de transformar eventos culturais em fonte de geração de emprego e renda, como fez com o Mossoró Cidade Junina, quando era prefeita da cidade.
(Texto: Pablo Rodrigo, Ascom/MinC)
(Fotos: Cora Dias, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário