sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


Diversidade cultural do país foi destaque na 25ª edição do prêmio do Iphan
Jeanine Pires e Jurema Machado entregam o prêmio à representante de uma das iniciativas selecionadas
A Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, ficou lotada na noite da quarta-feira, 24 de outubro, durante a cerimônia de premiação dos sete vencedores da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma noite especial para os premiados e também para a plateia formada por 1,5 mil pessoas que viveram a emoção de todo o evento. No final, mais emoção com a apresentação do cantor, compositor e violonista Paulinho da Viola.
A secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeanine Pires, representou a ministra Marta Suplicy durante a solenidade. Ela parabenizou os premiados e destacou a importância da realização de atividades culturais que, por meio da preservação do patrimônio cultural, protegem o país e a identidade brasileira. “São meios também de geração de renda para as comunidades envolvidas nessas ações que ainda merecem destaque por transformar a sociedade e o país”, afirmou.
Nesta edição foram premiadas ações dos estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba e São Paulo. Com a iniciativa, criada pelo Iphan em 1987, ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro são reconhecidas.
Vitalidade
Em seu discurso, a presidente do Iphan, Jurema Machado, disse que a realização do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma oportunidade de consagração de atividades dos variados matizes que confirmam a “vitalidade do Patrimônio Cultural como parte integrante do desenvolvimento dos municípios e de todo o país”. Ela também destacou a gestão do ex-presidente do órgão, Luiz Fernando de Almeida, presente na solenidade.
Paulinho da Viola agradou a plateia de 1,5 mil pessoas
Os vencedores receberam certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro. Este ano, o Prêmio também celebra os 400 anos da cidade de São Luís, capital do Maranhão, e os 75 anos do Iphan, instituição vinculada ao MinC.
Ficou por conta de Paulinho da Viola a parte final da solenidade. Ele mexeu com o público ao interpretar sucessos como ‘Sei lá, Mangueira’, criada em parceria com Hermínio Bello de Carvalho; ‘Filosofia do Samba’, de Candeia; ‘Pecado Capital’; e muitos outros.
Nas sete categorias, conquistaram o prêmio os seguintes vencedores:
Promoção e Comunicação
Ação: Deus te Salve João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João de Corumbá
Proponente: Hélènemarie Dias Fernandes – MS
• Educação Patrimonial
Ação: Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias
Proponente: Instituto de Arte e Cultura-IACC/Escola de Artes e Ofícios do Ceará/Thomaz Pompeu Sobrinho
• Pesquisa e Inventário de Acervos
Ação: Belém dos Imigrantes
Proponente: Centro de Memória da Amazônia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA
• Preservação de Bens Móveis
Ação: Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus
Proponente: Associação dos Amigos de Areia – PB
• Preservação de Bens ImóveisAção: Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo, de autoria de Emiliano Di Cavalcanti e S.A. Decorações Edis.
Proponente: Oficina de Mosaicos Ltda – SP
• Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Ação: Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá
Proponente: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Núcleo de Pesquisa Arqueológica – AP
• Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Ação: Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha
Proponente: Daniel de Lima Magalhães – MG
Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1967) foi advogado, jornalista e escritor. Trabalhou no governo de Getúlio Vargas. Esteve à frente do Iphan durante 30 anos, desde a sua fundação, em 1937.
(Ascom/MinC)
(Fonte: Iphan/MinC)
(Fotos: Núbia Selen/Acervo Iphan
(Foto de Paulinho da Viola: Mary Leal/Agência Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário