segunda-feira, 9 de maio de 2011

Capela de São Miguel













A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, visitou a Capela de São Miguel Arcanjo, na Zona Leste Paulista, na manhã desta segunda-feira (9). Ela foi conhecer o trabalho de restauração recentemente concluído da mais antiga capela da cidade de São Paulo – construída em 1622, pelos índios Guianeses, na época da ocupação do Planalto Paulista – e um dos primeiros prédios tombados pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

A obra de restauração contou com a apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet , e teve a consultoria técnica realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC). “É importante para a comunidade, que vive numa metrópole como São Paulo, perceber os marcos do passado que podem e devem ser incorporados à vida contemporânea”, comentou a ministra, ao conhecer o local e visitar a Associação Beato José de Anchieta, Ponto de Cultura instalado nas dependências da Capela, que trabalha com a memória iconográfica da comunidade local.

A ministra parabenizou o padre Geraldo Rodrigues, pároco da Catedral de São Miguel Paulista e representante da associação cultural, pelas contribuições no trabalho de restauração. O longo trabalho de recuperação da capela, iniciado em 2008, foi considerado pelo patrimônio cultural como um dos mais minuciosos já realizados em prédios históricos no país. As restaurações realizadas buscaram manter a forma original do monumento. A praça que abriga a capela também foi reurbanizada, em uma parceria com a subprefeitura de São Miguel.

O chefe da Representação Regional do MinC em São Paulo, Tadeu di Pietro, e a superintendente regional do Iphan, Anna Beatriz Galvão, acompanharam a ministra Ana de Hollanda na visita ao monumento histórico. O subprefeito da comunidade, Luis Massao Kita, também esteve presente.

Veja mais fotos aqui.

(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom, MinC)
(Fotos: Augusto Canuto, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário