quinta-feira, 26 de maio de 2011

Começa o Saberes e Sabores



Tem início nesta quinta-feira, 26, o III Festival de Literatura e Gastronomia - Saberes e Sabores, em Pacatuba. As atividades ocorrem até o sábado, 28. O destaque do festival será a palestra do dramaturgo e escritor Ariano Suassuna, sobre o Movimento Armorial, no sábado, às 16h. Na abertura, hoje, às 20h, haverá solenidade para a entrega da Medalha Eduardo Campos, destinada a personalidades que colaboram para a promoção da cultura no estado. Seguida de um coquetel, a homenagem será realizada no Teatro Maria Betiza Campos Pinto.

Este ano, receberão a medalha o diretor da Casa Juvenal Galeno, Antônio Santiago Galeno Júnior, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Teodorico Menezes, e o chefe de gabinete do governador do Estado do Ceará (Cid Gomes), Ivo Ferreira Gomes. O presidente da Companhia energética do Ceará (Coelce), Abel AlvesRochinha, será agraciado com uma placa.
A programação do Saberes e Sabores é toda gratuita e envolve vários espaços de Pacatuba nos turnos manhã, tarde e noite. Estão previstas oficinas de literatura e gastronomia; feiras de artesanato, com trabalhos de artesãos locais; presença de restaurantes temáticos de Pacatuba, Fortaleza e Região Metropolitana; publicação de livros de poesia e de cordel; contação de histórias,entre outros. O festival oportuniza a inclusão de diversos grupos artísticos da região que fazem referência à cultura popular e demais manifestações artísticas, além de shows musicais, como o do cantor Messias Holanda, entre outros.

Para a palestra de Ariano Suassuna, foi criado um espaço literário no Portal de Turismo local, com capacidade para 400 pessoas. Quem não conseguir entrar,poderá assistir à palestra por telões. O Movimento Armorial surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores da região Nordeste do Brasil e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo foi o de valorizar acultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.

Mais informações com a Funtec pelo 3345-2317 ou no www.pacatuba.ce.gov.br

Lucílio Lessa (85) 86012944. 99283029 - Assessor de Imprensa de Pacatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário