segunda-feira, 9 de maio de 2011

Encontros Rumo à Cidadania Cultural







Secretários do MinC participam de encontro com gestores culturais do Espírito Santo


Para um público de cerca de 150 pessoas, entre gestores públicos e privados, lideranças culturais, produtores, artistas e representantes de instituições culturais, os secretários de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e de Cidadania Cultural, Marta Porto, abordaram aspectos atuais relacionados ao projeto de lei que institui o ProCultura bem como aos programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Chamado de Encontros Rumo à Cidadania Cultural, o evento realizado em Vitória, nesta quinta-feira, 5 de maio, foi promovido pela Representação Regional do MinC no Espírito Santo e Rio de Janeiro (RRRJ-ES/MinC), em parceria com as secretarias de Cultura do Estado e do município de Vitória e representa também a busca por uma maior sinergia entre as esferas federal, estadual e municipal.

Para o secretário Henilton Menezes é preciso investir em informação para que dificuldades na admissão, captação, produção e prestação de contas dos projetos culturais sejam reduzidas, bem como dificuldades na composição do orçamento. Já a secretária Marta Porto argumentou que a visita reflete um esforço que o MinC vem fazendo para estreitar laços com os agentes culturais e apresentar os programas desenvolvidos.

“Temos percorrido o país com a proposta de abrir o diálogo com a ponta e acompanhar como estão os andamentos dos projetos. Dependemos desse diálogo para avançarmos em ações concretas para colaborar com o desenvolvimento de cada uma dessas localidades. Para isso, contamos com a parceria das representações regionais do Ministério, que fazem a ponte para a relação corpo a corpo com os produtores culturais”, enfatizou Porto.

O representante dos Pontos de Cultura do Espírito Santo, Fábio Carvalho, participou do debate e acredita que o encontro trará resultados. “Estávamos com essa lacuna no Estado. A presença do MinC é essencial para informar e capacitar os produtores culturais a gerirem melhor seus projetos. A medida impulsiona o crescimento e a qualidade na elaboração das propostas, assim como no acompanhamento”, afirmou.

O debate foi realizado no auditório do Tribunal de Contas da União e também foi marcado pelas apresentações dos pontos de cultura “Mascarados”, de Cariacica; e “Preservarte”, de João Neiva.

Parcerias

Visando aproximar relações e a criação de novas parcerias, os gestores do MinC tiveram ainda uma audiência pública com o Governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, na qual também participaram o prefeito do Município de Vitória, João Coser, e os Secretários de Cultura do Estado, José Paulo Viçosi, e do Município, Alcione Pinheiro.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Secult/ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário