domingo, 27 de novembro de 2011

Cabeças de Papel 3 – Zines como patrimônio material e imaterial


Zines como patrimônio material e imaterial

Entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro, seminário debate possibilidades de conservação dos fanzines e movimenta o Cuca Che Guevara e o Centro Cultural Banco do Nordeste

Reconhecida nacionalmente como polo importante de produção e difusão de fanzines, a cidade de Fortaleza vai ser palco de um amplo debate sobre estratégias para conservação deste tipo de publicação alternativa e também obra de arte.

Com a realização do seminário Cabeças de Papel 3 – Zines como patrimônio material e imaterial, a ONG Zinco – Centro de Estudo, Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa pretende reunir fanzineiros e seus leitores, produtores culturais, gestores públicos e educadores em momentos de debates, oficinas, intervenções artísticas e fórum de propostas para a implantação da Zineteca de Fortaleza. O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro e conta com a parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA Che Guevara).

Debates

A mesa de abertura do evento: “Publicizando Arquivos Particulares – O que os zines guardam e para que guardá-los?”, que acontece às 18h30 do dia 1º de dezembro, no CCBNB, vai contar com as participações de Fernanda Meireles, diretora da ONG Zinco; Douglas Utescher, zineiro e membro do coletivo paulista Ugrapress; e da coordenadora de curso de Biblioteconomia da UFC, Juliana Base.

Dando continuidade aos debates do Seminário, a mesa “História de Duas Zinetecas” vai promover o encontro entre as experiências zineiras de Fortaleza, do Rio Grande do Sul e de Poitiers, cidade francesa que abriga a primeira zineteca do mundo. Da França, os convidados são Cécile Guillemet, diretora da Fanzinothèque de Poitiers; Stephane Le Garff – Presidente do Conselho Administrativo da zineteca francesa; e Anne Gerárd, secretária municipal de cultura de Poitiers. Contribuindo com o debate por meio de conferência virtual, o artista gráfico Law Tissot (RS), vai apresentar aos participantes a experiência da Fanzinoteca Mutação, fundada em 2009 na cidade de Rio Grande – RS. Completa a segunda mesa de debates o coordenador de Cultura Digital do Cuca Che Guevara, Paulo Amoreira, que também é fundador da Gibiteca de Fortaleza. O encontro acontece na sexta-feira, 02 de dezembro, a partir das 18h30, no CCBNB.

Fórum de Propostas

No sábado, 03 de dezembro, o Seminário Cabeças de Papel promove no Cuca Che Guevara um momento de convergência das discussões: o Fórum de Propostas para a Zineteca de Fortaleza. Hora de traçar diretrizes para a criação de um centro de referência capaz de abrigar o acervo de fanzines, disponibilizá-lo ao público interessado, promover novos encontros e preservar as inúmeras narrativas e impressões da cidade que os zines guardam em si.

Oficinas

As oficinas de fanzine, lambe-lambe, documentário, HQ/Cadernos Artesanais serão realizadas no Cuca Che Guevara, entre 30/11 a 02/12, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Setor de matrícula do CUCA, de terça a sexta, 8h às 20h, e sábado, 8h às 12h. É necessário apresentar a cópia do documento de identificação pessoal e do comprovante de residência.

Zine-se!

Encerrando a programação, acontece no dia 06 de dezembro, no CCBNB, a partir das 18h30, mais uma edição do Zine-se!, tradicional encontro dos zineiros de Fortaleza. O espaço para troca, venda e distribuição gratuita de zines vai contar também com a exibição do documentário “Zine-se: Mensageiros de Papel”, de Gladson Caldas; e com a apresentação do VJ Nyktalop (Poitiers – França).


Histórico

O Seminário Cabeças de Papel I ocorreu em novembro de 2005 e teve como tema “Zine e Protagonismo”. A segunda edição ocorreu em julho de 2007 e voltou-se para o tema “Zines e Educação”, realizado com o prêmio do I Edital das Artes de Fortaleza, na área de Literatura.

Programação

Quarta, 30 de novembro
14h às 17h, no CUCA: Parte 1 das Oficinas:
Zine, Lambe-lambe, Documentário, HQ/Caderno Artesanal
Inscrições no Cuca

Quinta, 1 de dezembro
14h às 17h, no CUCA: Parte 2 das oficinas:
Zine, Lambe-lambe, Documentário, HQ/Caderno Artesanal
Inscrições no Cuca

18:30 às 21h, no CCBNB: Mesa de abertura:

Publicizando Arquivos Particulares – O que os zines guardam e para que guardá-los?
Douglas Utescher – zineiro e membro do coletivo Ugrapress (São Paulo)
Fernanda Meireles – diretora da ONG ZINCO (Fortaleza)
Juliana Buse – coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFC (Fortaleza)
Mediação: Ayla Andrade

Sexta, 2 de dezembro:
No CUCA 14h às 17h: Parte 3 e final das oficinas:
Zine, Lambe-lambe, Documentário, HQ/Caderno Artesanal
Inscrições no Cuca

No CCBNB, 18:30 às 21h, segunda mesa:
Histórias de Duas Zinetecas: Fanzinothèque de Poitiers e Fanzinoteca Mutação (Rio Grande - RS)
Cécile Guillemet – diretora da Fanzinothèque de Poitiers (França)
Stephane Le Garff – Presidente do Conselho Administrativo da Fanzinothéque de Poitiers
Anne Gerárd – Secretaria Municipal de Cultura de Poitiers
Paulo Amoreira – Coordenador de Cultura Digital do CUCA Che Guevara
Mediação: Fernanda Meireles

Sábado, 3 de dezembro
Dia todo no CUCA, das 9h às 12h e das 14h às 17h:
Fórum de propostas para a Zineteca de Fortaleza

Terça, 6 de dezembro
Encerramento no CCBNB, às 18:30, com:
Zine-se! (grande feira de troca, venda e distribuição gratuita de zines)
Exibição do documentário “Zine-se: Mensageiros de Papel”, de Gladson Caldas,
Apresentação do VJ Nyktalop (França).



SERVIÇO:
Seminário Cabeças de Papel 3 – Zines como patrimônio material e imaterial
Data: 30 de novembro, 1º, 2, 3 e 6 de dezembro de 2011.
Local: Cuca Che Guevara e CCBNB
e-mail: cabecasdepapel3@gmail.com
www.cabecasdepapel3.blogspot.com
Mais informações com os assessores de imprensa: Tiago Montenegro – 8802.6440 e Jeanne Gomes – 8713.2734 e 9656-3587

Nenhum comentário:

Postar um comentário