domingo, 27 de novembro de 2011

Comissão Cearense de Folclore celebra as manifestações do Ciclo Natalino com a realização do VI Encontro Mestres do Mundo‏


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, realizará no período de 1° a 4 de dezembro próximo, o VI Encontro Mestres do Mundo.

O evento propõe-se a dar continuidade às ações de promoção e visibilidade necessária aos mestres e grupos da cultura tradicional do Estado do Ceará, consolidando o programa de preservação do patrimônio imaterial através dos Tesouros Vivos da Cultura e será mais uma vez realizado na Região do Vale do Jaguaribe, tendo como sede a cidade de Limoeiro do Norte (CE).

Para o ano de 2011, o Encontro se agrega às festividades do Ciclo Natalino e tem nas manifestações e valores cultuados neste período do ano as características principais de sua temática. Com o tema Autos de Natal, a perspectiva do VI Encontro Mestres do Mundo é evidenciar um natal nordestino através dos saberes e fazeres nascidos do gênio do povo e de sua oralidade.

Assim, além das expressões deste ciclo festivo, o Encontro também abrirá espaço para as manifestações de outros mestres e grupos tradicionais, mantendo sua característica de momento de confraternização, troca de experiências e valorização daqueles que guardam nas práticas culturais cotidianas e na memória os principais valores de nossa tradição cultural.

Atividades
Manhã: Rodas de Mestres (Das Mãos / Artesanato, Do Sagrado / Espiritualidade, Do Corpo / Dança, Da Oralidade / Poesia Popular, Dos Sons / Música e Lutheria)

Tarde: Relato dos Mestres
Seminário Discutindo Políticas Públicas para o Patrimônio Cutural
(Tema: Diálogos sobre Afrobrasilidades)

Noite: Apresentações dos Mestres (Locais, Regionais, Nacionais e Internacionais)

Acesso
Acesso pela BR 116. São 194km de distância entre Fortaleza e Limoeiro do Norte.
A empresa que faz o trecho Fortaleza/Limoeiro é São Benedito (85) 3452.1980.

Hospedagem
Hotel São Francisco (88) 3423-3086/3423-371

Contatos
Comissão Cearense de Folclore: Henrique Pereira Rocha – Presidente (85) 8820-8646 / hrochabr@gmail.com
Usina 2 Produções: Catarina Quintela (85) 8716-0188 e Danielli Parente (85) 8716-0195 /vimestresdomundo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário