domingo, 27 de novembro de 2011

Plano Nacional de Cultura Metas do PNC serão submetidas à aprovação do Conselho Nacional de Política Cultural


A versão final das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) será apresentada ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), em sua última reunião de 2011, marcada para os dias 28 e 29 de novembro, em Brasília. Nos dois dias de encontro, os conselheiros vão analisar, discutir e aprovar o documento final, que foi estruturado com base em sugestões apresentadas na consulta pública, nas recomendações da Oficina de Elaboração da Segunda Versão das Metas do PNC e em pareceres das unidades do Sistema MinC. O caderno de metas do Plano Nacional de Cultura também foi objeto de aprovação por parte do Grupo de Trabalho Ministério da Cultura/PNC, reunido no último dia 22.

Depois que o CNPC aprovar as metas, o documento seguirá para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que também terá de aprová-lo. Finalmente, a ministra assinará portaria de modo a oficializar a criação do conjunto de metas do PNC. As metas de desenvolvimento institucional e cultural do Plano Nacional de Cultura serão direcionadas para os próximos dez anos. A Lei do PNC (Lei nº 12.343) foi sancionada em dezembro de 2010 e coube ao MinC a definição da primeira versão das metas e de todo o trabalho de levantamento de sugestões por parte da sociedade civil e de gestores públicos direcionadas à elaboração das metas que irão definir as políticas do setor cultural em uma década.

Dentre as metas aprovadas pelo Grupo de Trabalho MinC/PNC, em reunião do dia 22, estão o aumento de 50% para 100% de pessoas qualificadas anualmente em oficinas, cursos, fóruns, seminários em linguagens artísticas, gestão cultural, patrimônio e cultura. Com a aprovação da meta, o MinC espera beneficiar 30 mil pessoas e não as 15 mil previstas na meta original. Outro ponto acatado foi o aumento de 30% para 100% de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento, produção e difusão de conhecimento. Além da aprovação de que 100% das escolas públicas de educação básica deem ênfase à cultura brasileira, linguagens artísticas e educação patrimonial na disciplina de Artes.

Participaram da reunião do GT a secretária Márcia Rollemberg, da Cidadania Cultural (SCC); o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais, José Américo Córdula; Antonio Carlos Costa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e Adélia Zimbrão, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

50 dias

Durante 50 dias, o Ministério da Cultura recebeu contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para a elaboração das metas direcionadas aos dez anos de vigência do Plano Nacional de Cultura.

As contribuições à primeira versão das metas chegaram ao MinC com a consulta pública realizada por meio de plataforma digital, durante um mês – no período de 21 de setembro a 20 de outubro -, além de seminários promovidos pelo Ministério da Cultura em todas as regiões do país, reuniões e outras iniciativas, como os encontros dos colegiados setoriais. O resultado do trabalho foi consolidado por ocasião da Oficina do PNC, desenvolvida pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro.

Leia mais:

Grupo de trabalho do Ministério da Cultura debate contribuições ao caderno de metas do PNC

Oficina em Brasília define contribuições da sociedade civil na elaboração das metas do PNC

MinC reúne gestores públicos e sociedade civil em Brasília para elaborar as metas do PNC

Colegiado de Culturas Indígenas – Reunidos em Brasília, representantes analisaram metas do PNC e processo de renovação

Blog do PNC

(Fonte: Ascom/MinC) (Fotos: Bruno Spada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário