Megaevento focado na cultura brasileira terá 500 atrações em cinco países europeus
Maior evento de cultura da Europa e um dos principais no mundo, o Festival Europalia é realizado a cada dois anos em cinco países europeus (França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo), ficando a maior parte da programação na Bélgica. Celebra a herança cultural de um país convidado. Neste ano, de outubro a fevereiro, o país tema do festival é o Brasil. A arte e o pensamento nacionais estarão expostos em mais de 500 eventos, entre apresentações de grupos musicais, de artes cênicas, de filmes brasileiros, além da realização de eventos literários e exposições de artes visuais.
A participação no Europalia será a principal ação do governo brasileiro para a promoção da Cultura nacional no exterior, em 2011, com abertura pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
O Europalia.Brasil – Arte e Cultura Brasileiras na Europa prevê 18 exposições em 15 museus e espaços culturais de referência; 127 shows envolvendo 45 grupos de música e/ou músicos brasileiros; 40 apresentações de nove grupos teatrais brasileiros; 57 apresentações de 11 grupos de dança, 90 palestras e conferências nas áreas de literatura, ciências sociais; artes; arquitetura, design e audivisual; mostras retrospectivas do cinema brasileiro e programação audiovisual complementar aos eventos; 90 palestras e conferências nas áreas de literatura; ciências sociais; artes; arquitetura, design e audiovisual; e mesa-redonda Brasil-União Européia de artistas e autoridades da cultura e itinerâncias complementares dos grupos convidados no continente europeu.
A coordenação do projeto do Brasil está a cargo de um comissariado brasileiro presidido pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Mamberti. O comissariado, integrado por representantes do MinC e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil , tem a função de organizar o programa das distintas áreas e curadoria. Além de Adriano de Aquino, como curador-geral, a área de Música terá curadoria de Benjamin Taubkin; Teatro e Dança ficarão a cargo de João Carlos Couto; Literatura e Conferências, de Flora Süssekind; e de Audiovisual, da Cinemateca Brasileira.
Histórico
O Europalia, realizado desde 1969, já homenageou 18 países em suas 22 edições, com média de um milhão de visitantes. Nos últimos anos, Itália (2003), Rússia (2005), Europa (2007) e China (2009) foram as nações convidadas. São previstos mais de dois milhões de visitantes nesta edição voltada ao Brasil.
Leia mais sobre o Europalia.Brasil 2011:
Festival da Bélgica celebra o encontro de jovens talentos com o veterano Egberto Gismonti
Hermeto Pascoal leva suas experiências sonoras para o Festival, com shows em Bruxelas e Paris
Festival celebra 80 anos de Augusto de Campos com Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto
Ministra Ana e presidenta Dilma abrem dia 4 megaevento em cinco países e focado no Brasil
Na Bélgica, presidenta e ministra abrem maior evento europeu de cultura, focado no Brasil
Presidenta Dilma e ministra Ana abrem evento que tem, em 2011, o Brasil como país homenageado
Ministra assiste, em Bruxelas, no Teatro Wolubilis, a apresentação do Balé Folclórico da Bahia
Ministra abre exposição em Antuérpia que reúne impressões de artistas cariocas das ruas do Rio
Brasil e União Européia – Ministra Ana assinou na Bélgica, no dia 4/10, Programa Conjunto na área cultural com a UE
MinC e UE se reunem em Bruxelas para discutir ações do Programa Cultural assinado no dia 4/10
Arquitetura brasileira em destaque no Festival Internacional de Artes, em Bruxelas
Velha Guarda da Portela e Teresa Cristina se apresentam no festival
Escritor João Ubaldo Ribeiro debate literatura brasileira no festival
Confira matéria sobre a repercussão na imprensa estrangeira da participação do Brasil
Intrépida Trupe apresenta espetáculo Sonhos de Einstein neste fim de semana em Bruxelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário