domingo, 27 de novembro de 2011


Povos de Terreiros

Formulação de políticas públicas para o segmento é tema de oficina em São Luís (MA)


Cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, gestores governamentais e não governamentais, acadêmicos e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil estarão reunidos em São Luís (MA), no período de 27 a 30 de novembro, na Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro. O evento, idealizado pelo Ministério da Cultura (MinC), tem o objetivo de subsidiar a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais.

O segundo dia do encontro, 28, será marcado pelo Cortejo de Povos de Terreiro, cuja concentração terá início na Casa das Minas, ponto simbólico da formação étnica e histórica do Brasil. O terreiro de tambor de mina é o mais antigo de São Luís e o terceiro terreiro de culto afro-brasileiro inscrito no livro de tombo do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O desfile passará pela Casa de Nagô, seguindo pela Rua São Pantaleão, Rua Grande, Beco da Pacotilha e encerrando no Centro Histórico.

No mesmo dia, às 16h, a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, terá o primeiro encontro do evento com os participantes no Teatro João do Vale, quando serão apresentados os objetivos e metodologia do evento. Às 20h haverá solenidade de abertura da Oficina para Povos de Terreiros e em seguida, o grupo nigeriano Batá Lebe vai mostrar um pouco das raízes do povo Yorubá da África Ocidental, através do trabalho artístico que mistura percussão, canto e dança. A referência do grupo é o Bata, instrumento tradicional que remete aos ritos religiosos africanos, cujo som é comparado ao de um trovão.

A secretária Márcia Rollemberg considera o evento um grande acontecimento, tendo em vista que é a primeira vez que sociedade, lideranças e Estado se reúnem para debater o assunto. “A princípio é um marco para os povos de matriz africana, pois este é o primeiro encontro que tem como objetivo formular políticas públicas para o segmento. É um momento de compartilhar saberes entre as lideranças, gestores públicos, sociedade e organizações que atuam neste campo. Vamos alinhavar parcerias e construir propostas juntos”, conclui.

Além dos debates da Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, haverá momentos de integração e vivência com exibição de curtas e longas metragens, cortejo, oficina de música africana, roda de conversa sobre conhecimentos tradicionais e uso de ervas, degustação de comidas de terreiros, e ainda um espaço voltado para brinquedos e brincadeiras populares.

Confira a programação

Juventude de Terreiros

Integrando a programação da I Oficina para Povos de Terreiro, no dia 27 de novembro, a partir das 14h30, acontece, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a Conferência Livre da Juventude de Terreiros. O encontro visa a integração e articulação de jovens de terreiros do Maranhão e de outros estados brasileiros representados na ocasião, como Alagoas, Brasília, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, para debater o texto base da 2ª Conferência Nacional de Juventude.

A Conferência Livre da Juventude de Terreiros é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC (SCC), a Secretaria Nacional da Juventude e a Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão, no intuito de garantir o acesso dos jovens de comunidades tradicionais ao amplo debate da próxima Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011, e que será norteada por três temas principais: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude.

Saiba mais: http://conferencia.juventude.gov.br.

(Texto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC e Rosiene Assunção – Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário