terça-feira, 20 de novembro de 2012

Arte Tumular E Sua Simbologia Em Icó - Uma História Desconhecida *



"A morte que sugou todo o mel do teu doce hálito
poder não ter em tua formosura"

[Romeu e Julieta, Ato V, Cena III - William Shakespeare]



Estilo gótico, Icó [CE] século XIX

Em meus memoráveis tempos de infância no Santuário de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja do Monte, sempre contemplei o crepúsculo neste ponto de vista histórico da cidade e sobretudo, continuo a contemplar o silêncio emblemático e pacato do local.

Encanta-me a beleza artística das grandes sepulturas centenárias em estilo gótico e eclético, com suas cores envelhecidas e com seus pináculos góticos culminantes, que refletia sobre o costume de um povo antigo com suas manifestações culturais assinaladas pelos efeitos decorativos e emocionais da arte, na forma de ver e sentir a morte e o silente descanso mortal do corpo.

A arte tumular é definida como toda obra de arte arquitetônica e escultural presente em sepulturas, refletindo o mistério vida e morte através de um conjunto de simbologias, difundido-se no século XVIII e XIX.

É uma arte antiga e clássica na história da Europa, propagando-se em Icó através das influências européias de uma população predominantemente portuguesa, luso-brasileira e negra [escravos]. Espanhóis e franceses eram minoria.

Como amante incondicional da arte gótica, estilo artístico e cultural florescido no contexto histórico da Idade Média, apregoado, especialmente nas grandes catedrais católicas, igrejas e cemitérios, fizemos uma análise espontânea em nosso antigo cemitério do século XIX, considerando o seu contexto histórico, artístico e simbólico.

THÉBERGE - Doutor Pedro Franklin Théberge nasceu em 1811, em Marcé na França. Em 1837, Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Paris. Em 1845, mudou-se para a Província do Ceará com seu filho e sua esposa, Maria Elisa Soulé Théberge e Henrique Théberge, vindos de Recife [PE]. Homem político, foi reconhecido por todo o seu trabalho prestado ao Icó e ao Ceará.

Foi membro da Comissão de Obras da Casa de Câmara e Cadeia do Icó, edificou o Teatro da Ribeira dos Icós em 1860 e construiu um cemitério para a população icoense ao lado esquerdo do Santuário de Nossa Senhora Conceição, onde foi sepultado 1864, vítima da cólera. Em 1872 seu corpo foi exumado e seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Senhor do Bonfim, a pedido de seu filho o engenheiro Henrique Théberge.


ARCO OU PORTAL - Significa a passagem entre a vida e a morte

IMAGEM DE SANTO - Pode representar a devoção ou a religiosidade do falecido, porém, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, possui uma mensagem de conforte e de esperança durante a morte e para o luto de uma família: ''Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.'' [Mateus, 11. 28-30].


CRUZ, CALVÁRIO - O crucifixo foi um símbolo pagão, e depois, adotado pelo cristianismo. Seu significado é variante de cultura para cultura. Significa o local onde cristo foi crucificado, símbolo da fé cristã, da esperança e da salvação do gênero humano, o sangue derramado que lava os pecados e purifica a alma. Para outras crenças, significa a morte, a dor e o terror.


APERTO DE MÃOS - Significa união ou o matrimônio dos falecidos. Uma mão masculina está associada a uma mão feminina [o punho das mangas fazem a distinção entre os sexos], guiando a outra para o céu.

Estatuária de uma criança segurando um livro ou uma bíblia 
ao lado de um troco de árvore brotando.
ÁRVORE - Significa o amor divino que resguarda a todos. Em alguns casos é a árvore da vida. A árvore com o seus ramos cortados, significa uma morte precoce, e brotando, significa a vida eterna;
CRIANÇA - significa a morte inoportuna de um adulto;
LIVRO - significa o livro da vida, o conhecimento ou a memória do falecido;
BÍBLIA - A bíblia aberta significa uma pessoal religiosa.




QUERUBIM - A morte de uma criança


MANTO, CORTINA, LENÇOL SOB OBJETOS - Significa o luto da família


COLUNAS - Significa a totalidade da vida de uma pessoa
FLOR-DE-LIS - Chama, paixão e dor [está contornado a forma do arco]


CRUZ com as iniciais de Cristo em grego [XP], em volta de um círculo ou um Sol - Cristo, a luz do mundo na cruz, crucificado;
COROA - Se encontra acima do crucifixo, e pode está significando a vitória de Cristo sob a morte, a ressurreição ou a virtude cristã.
PALMAS - Para os gregos significam a vitória, glória.



LANÇA E OUTRAS ARMAS - Significam os crânios e esqueletos, a morte.
CÁLICE - Os sacramentos Cristãos.
ASAS - Missão dada por Deus
[sepultura de um sacerdote]



OBELISCOS - Comuns na antiga cultura egípcia, seu uso se tornou popular entre 1820 e 1840. O obelisco enaltece o falecido simboliza a grandeza faraônica.


BROTO DE ROSA - Representa uma morte prematura, na infância ou na puberdade
FOLHAS - Significa a fé cristã ou prematuridade [uma morte prematura]


Sepultura de 1883




TRIÂNGULO - O formato triangular [com 3 pontas] nas 3 capelinhas e com 3 pináculos, é uma alusão à Santíssima Trindade de acordo com o tradicionalismo cristão.










''Nós fomos iguais a vós, e vós um dia será como nós''. Assim disseram ''as vozes'' que saíram do antigo cemitério icoense em uma lenda popular da cidade, narrada por nosso saudoso Tio Miguel [in memorian], pesquisador da história do Icó.

___________________________________________________

* Acervo fotográfico e texto de Luan Sarmento - Estudante de Serviço Social -, pesquisador da História de Icó e publicação no blog Icó Arte Barroca

Os significados dos símbolos pertencem ao site Arte Cemiterial 

Outros significados pertencem ao catecismo da Igreja Católica.


Referências:
Artigo de Pedro Henrique Amorim, no site Icó é Notícia.

Arte Tumular Wikipédia

Informações históricas: Pesquisador da história do Icó, Altino Afonso de Medeiros.

Postado porYuri Guedes ás 00:16. Tags 

Nenhum comentário:

Postar um comentário