Ministra da Cultura entrega certificado que reconhece comunidades quilombolas do Piauí
![Cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Palácio do Planalto, em Brasília.](http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/11/cerim%C3%B4nia-alusiva-ao-Dia-Nacional-de-Zumbi-e-da-Consci%C3%AAncia-Negra-no-Pal%C3%A1cio-do-Planalto-em-Bras%C3%ADlia.-200x300.jpg)
Ministra entregou à representante Maria Rosalina dos Santos certidão de reconhecimento de comunidades quilombolas do Piauí
Durante a cerimônia, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social, do Desenvolvimento Agrário, da Educação e da Cultura, lançou uma série de medidas que ampliam o Programa Brasil Quilombola.
Coube à ministra Marta entregar a certidão de reconhecimento de 23 comunidades quilombolas do Piauí para a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Maria Rosalina dos Santos. Essas comunidades se somarão a outras 1,8 mil já certificadas pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura.
Políticas sociais
A intenção do governo federal, a partir dessas medidas, é a regularização fundiária, a inclusão produtiva, a assistência técnica rural e o acesso às políticas sociais das comunidades quilombolas.
A presidenta Dilma Rousseff defendeu que fazer política social em nosso país significa atender a população que foi tradicionalmente afastada dos ganhos e das riquezas. “Nós temos que combinar essa política ampla e social, como é o caso do Bolsa Família, do Brasil Sem Miséria, com políticas voltadas para ações afirmativas de raça e de gênero”, disse.
(Texto: Cora Dias, Ascom/MinC)
(Fotos: Elisabete Alves, Ascom/MinC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário