terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Abra a porta, acenda a luz


Às vésperas da Folia de Reis, grupos da Capital e do Interior do Estado saem de porta em porta anunciando, através de danças e louvações, a chegada certeira do menino Jesus.


No meio da rua, sempre ela o palco mais soberano e generoso para com os artistas e brincantes, um grupo – ou melhor, vários - se reúnem para um mesmo objetivo: seguirem a Estrela de Belém para, dentro em breve, anunciarem a todos o nascimento do menino Jesus. Na capital cearense e no Interior, os dias que antecedem à Folia de Reis, lembrada a cada dia 6 de janeiro, andam a todo vapor, tendo se iniciado na última sexta-feira (24), véspera de Natal.

No Benfica, os Brincantes Cordão do Caroá, em sua versão de reisado, saem de porta em porta pelas casas do tradicional bairro fazendo louvações às pessoas por onde passam, dançando e cantando na companhia de instrumentos percussivos, como alfaias, pífanos, pandeiros e taróis. O grupo, que existe há 10 anos como Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), é um dos mais entusiastas dessa brincadeira que, originária de Portugal, chegou ao Brasil à época dos colonizadores acrescentando temas do folclore local a essa mistura de sacro e profano.

“Esses cortejos de fim de ano estão inclusos na programação da UFC, mas atualmente nós estamos com um grupo menor, só com seis pessoas”, explicou Ezequias Arruda, um dos brincantes que, nos cortejos, exerce o posto de rei. Alternando músicas de domínio público (desde as mais tradicionais, como Ó senhor dono casa, abra a porta, acenda a luz...) a composições autorais, o Cordão do Caroá surgiu do interesse de seus integrantes pela cultura no Estado. “No começo, a gente fazia a brincadeira na rua, mas era mais maracatu, ciranda, etc., e o pessoal começou a chamar isso de reisado”, afirmou.

Como estrutura de corte (com rei, rainha, mestre, princesa, príncipe, embaixadores, Mateus, contramestres, batuqueiros e guerreiros), o Cordão do Caroá permaneceu como reisado, de fato, entre os anos de 2003 a 2008. No próximo dia 6 de janeiro, porém, o encontro da brincadeira de louvação com o público será renovado com uma apresentação especial, às 18 horas, em frente à Reitoria da UFC, no próprio Benfica. Com a presença sempre de convidados, um dos grupos a participar da folia é o Nossa Senhora da Saúde, do bairro Varjota.

Também com 10 anos de atuação na Cidade, o grupo existe de uma parceria firmada entre a UFC e o Sesc/CE. É lá que Marcos Antônio de Sousa, 52, faz as vezes de um espevitado Mateus, e também coordena o grupo que conta com 30 brincantes de várias idades, a partir de quatro anos. “A gente procura fazer um trabalho social com a comunidade, mas esse reisado também é família: aqui tem minha filha, dois netos, minha esposa é quem confecciona as roupas...”, explicou Marcos, que há sete anos também está à frente da quadrilha junina infantil Esperança Nordestina.

Com ensaios durante o ano todo, sempre às segundas e quintas-feiras, das 18 às 20 horas, no Espaço Cultural Arre Égua, o reisado Nossa Senhora da Saúde também conta com o auxílio de colégios da Varjota e imediações, além dos próprios moradores “e do Mestre Paulo Henrique (Cordão do Caroá), que dá essa força, porque nós não temos o apoio da Prefeitura. O Sesc dá a contrapartida com as roupas, que são cheias de detalhes e não são baratas. Então o meu recado é que a Prefeitura visse esse reisado porque um povo sem cultura é um povo sem identidade”, concluiu o “Mateus” Marcos, adiantando que, no próximo dia 5, estará também saindo às ruas da Varjota.


Fonte:
Jornal O Povo
Caderno Vida e Arte
28/12/2010
Teresa Monteiro
teresamonteiro@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário