terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Coletivo de Cultura - Nomeado novo Secretário de Cultura do Ceará‏

Quem é Prof. Pinheiro?

Francisco José Pinheiro, atual Vice-Governador do Estado do Ceará, nasceu em Jaguaribe em 28 de setembro de 1954, é casado com Margarida de Lima Pompeu e tem quatro filhos, Heráclito Aragão Pinheiro, Francisco Pablo Aragão Pinheiro, Iago Domingos Menezes Pinheiro e Alpha Manoela Pompeu Pinheiro.
O Vice-Governador fez graduação em História, na Universidade Federal do Ceará; especialização em História da Igreja na América Latina, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestrado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História Social na mesma Universidade.
Pinheiro desde muito cedo vem dedicando-se a luta por uma sociedade mais justa e igualitária e, como professor da Universidade Federal do Ceará, foi uma voz atuante na representação dos interesses de sua categoria, como presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará, e, mais tarde, como diretor do Sindicato Nacional dos Professores de Ensino Superior. Ao ocupar estas funções, Pinheiro sempre buscou a valorização dos professores a partir de uma perspectiva de construir um modelo de educação mais justo.
Ex-vereador de Fortaleza, Pinheiro foi líder da Câmara Municipal de Fortaleza, com um trabalho marcado pela ética e transparência. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Francisco Pinheiro ocupou por dois mandatos a presidência do diretório municipal do PT em Fortaleza. Na gestão Luizianne Lins, à convite da prefeita, assumiu o cargo de secretário da Regional IV. Entre os companheiros de Partido, e mesmo lideranças de outras correntes políticas, o nome de Pinheiro sempre esteve associado a seriedade, justiça e coerência ideológica.
Recentemente Francisco Pinheiro lançou a obra “Notas sobre a Formação Social do Ceará”, resultado de sua tese de doutorado, onde analisa o processo de formação da sociedade cearense, a partir do acesso ou não à terra como proprietário. Nesta perspectiva, o historiador conclui que um dos elementos marcantes desta questão é a concentração da propriedade fundiária e o surgimento de uma camada de grandes proprietários de terra e outra de despossuídos. Ao mesmo tempo, Pinheiro faz uma reflexão sobre o papel do Estado na articulação dos interesses destes proprietários e na política de controle dos pobres-livres, que representavam naquele período 75% da população.
Na vice-governadoria, o Professor Pinheiro vem desenvolvendo um trabalho de aproximação do Governo com os movimentos de representação popular, e, ao mesmo tempo, abrindo a discussão de temas importantes junto a sociedade em favor de projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida de toda população e diminuam as desigualdades sociais.



Fonte: Site Oficial do Gabiente do Governador


COMENTÁRIOS ACERCA DO NOVO SECRETÁRIO DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ

Caros Amigos

Com muita alegria comunico que foi anunciado a pouco, o próximo secretário da Cultura do Ceará. É Prof. Pinheiro, o atual Vice-Governador. Embora lamente a saida do Professor Auto Filho, fico muito feliz que seu substituto seja um nome vindo no meio popular. Prof. Pinheiro esteve conosco no Fórum Estadual dos Pontos de Cultura do Ceará, articulou, junto ao gov. Cid Gomes, recursos financeiros para a TEIA BRASIL 2010, liberação de espaço para o show de encerramento da mostra artística da TEIA BRASIL 2010, no aterrinho da Praia de Iracema e ainda participou das articulações, junto ao Governo Estadual, da inclusão dos Pontos de Cultura no Cinturão Digital, projeto que proporcionará internet gratuita para todos. Tenho certeza que teremos um excelente interlocutor entre nós e o Governo Estadual.
Complementando as informações dadas pela Norma Paula, acho importante lembrar que Prof. Pinheiro foi o responsável (como Vice-Governador) pela condução do PPA e, portanto, conhece bem todas as demandas das regiões cearenses.
Será um bom substituto para o Prof. Auto Filho,cuja marca,para mim, foi o investimento para o fortalecimento da participação democrática nas instâncias de gestão da Cultura do Ceará.


Bem Vindo Professor Pinheiro!!!
Pode contar conosco!!!

FONTE:

Norma Paula Moreira
Representante dos Pontos de Cultura do Ceará
Comissão Nacional dos Pontos de Cultura
Conselho Nacional de Políticas Culturais
Tuxáua Cultura Viva

Nilde Ferreira
Bolsistas Funcap/Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário