terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Ceará fica miúdo com tanto reisado

De Fortaleza para a região do Cariri, terra de Mestre Aldenir, é no Juazeiro do Norte, que dona Lúcia, 40 – batizada Maria José da Silva – comanda, desde 1º de setembro de 2000, o reisado mirim Estrela Guia.

Mãe de três filhos e outros tantos mais “que eu já perdi foi a conta e ficam o dia todo aqui olhando pra minha cara”, ela é brincante desde o ano de 1977, quando ainda seguia o tradicional grupo da mestra Margarida. “Só que eu fui ficando velha, né, aí disse pra ela: tá aqui o fardamento da senhora, que eu já tô ensaiando com outro grupo e agora eu quero quebrar a cabeça com o que é meu”.

Com idade a partir de três anos, a brincadeira da hoje mestre dona Lúcia já possui duas outras ramificações: o Guerreiras de Santa Lúcia (formado só por meninas) e a banda cabaçal São Pedro, também mirim. O porquê da preferência por crianças, ela resume: “É porque eu fui criada no meio dos velhos”. Apesar da ebulição cultural na região, dona Lúcia sente que o reisado poderia ter um apoio. “O Juazeiro, hoje, está sem Secretaria de Cultura. Nem apresentação a gente consegue agendar mais!”, desabafou.


Fonte:
Jornal O Povo
Caderno Vida e Arte
28.12.2010 01:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário