quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto de Educação Patrimonial em Escola Púbica fica entre os melhores na III Feira Regional de Ciências e Cultura 2010.










Foi realizada em Icó pela Cordenadoria Regional de Desenvolvimento Educacional - CREDE 17ª nos dias 12 e 13 de Novembro de 2010 nas dependências do Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo - CEREPEJAM ou conhecido popularmentea como CIRÃO a IV Feira Regional de Ciências e Cultura 2010 ação promovida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC, onde Escolas do Ensino Médio apresentaram projetos em diversas áreas, tais como: Robótica Educacional, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências Ambientais.
A iniciativa tem como finalidade consolidar um espaço de apresentação dos trabalhos científicos no sentido de promover a interação e troca de experiências entre estudantes, professores e comunidades.
Estavam presente as Escolas de Ensino Médio das Cidades de Ipaumirim, Baixio, Umari, Cedro, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre e Icó, onde todas apresentaram num total de 60 projetos através de seus alunos com bastante ênfase, entusiasmo e com propriedade.
Quero aqui neste blog resaltar dois projetos de os quais se destacaram pela sua sigficância histórica-cultural.
A Escola de Ensino Médio Vivna Monteiro do município de Icó este presenta a Feira com 03 (três) projetos, sendo que, um na área de Ciências da Natureza - Projeto Educar, empreender e Promover a Sustentabilidade do Município de Icó - Ceará, estando como orientadores os Professores Keila Nuzia de Oliveira e o Professor Ednael Macedo Feliz, onde os mesmo realizaram Estudo de Campo no Crato, Santana do Cariri, Nova Olinda e Juazeiro do Norte e ainda realizaram um seminário na comunidade do Distrito de Icozinho. Com o desenvolvimento desse projeto a Escola Vivina Monteiro ficou com o 1º Lugar na Área de Ciências da Natureza que onde a Equipe de Professores e Alunos irão representar o município na IV Feira Estadual de Ciência e Cultura em Fortaleza; e os outros (02) dois projetos na área de Ciências Humanas - Projeto Realizadade Social, Econômica e Cultural dos Afro-descendente da E.E.M. Vivina Monteiro - Icó - Ceará, estando a frente do referido projeto o Professor Cícero Soares Ferreira e a Professora Valmira Gonçalves de Araújo. E o segundo é o Projeto de Educação Patrimonial e Construção da Cidadania - "A Escola Por Dentro da História", tendo a frente o Professor Vando Rodrigues.
Quero aqui dá enfase a este Projeto de Educação Patrimonial e Construção de Cidadania - "A Escola Por dentro da História", não desmerecendo os demais, pois todos contribuiram para uma formação e informação dos envolvidos nos referidos projetos, mas quero focar neste blog uma maior visibilidade para o nosso patrimônio do interior do município ainda desconhecido por muito de nós icoenses, e assim, frisar a importância de promover, fomentar e divulgar este projeto para o município de Icó, para a Região e todo o Estado do Ceará.

PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA -
"A ESCOLA POR DENTRO DA HISTÓRIA".

Este projeto faz-se dicussão da área de preservação indicando sua importãncia para a manutenção dos bens materiais, imateriasi e naturais / ambientais, apresentando relação educação-preservação e indica que é uma alternativa pra se efetivar mudanças na relação com os bens culturais e que deve ter como eixo o processo de formação. Enfatizando ainda que a preservação constitua um aspecto importante enquanto direito à memória e a história e que o acesso a esses bens representa uma dimensão de inclusão social e de cidadania.
Que o desenvolvimento do projeto seja uma referência para as comunidades visitadas na valorização e preservação dos bens culturais, e assim, poder tornár-las, atrativos turísticos que contribua com a mehoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento econômico sustentável do município.
A partir da necessidade que os alunos da Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro tem de conhcer os patrimônios existentes do município de Icó, pude constatar a preocupação de alguns órgãos de preservação do patrimônio cultural do Estado em difundir e valorizar o acervo aqui existente.
Neste contexto, a Educação Patrimonial configura-se como uma proposta ainda pouco difundida, embora reveladora de um trabalho que pode tornar-se facilitador do conhecimento crítico por parte dos alunos envolvidos no projeto e das comunidades e indivíduos com relação ao seu Patrimônio Cultural, fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Só assim, podemos elaborar propostas educacionais para efetivar vários trabalhos em conjunto com a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário