terça-feira, 5 de abril de 2011

Pontos turísticos têm estruturas danificadas


A estátua de Iracema que fica na Lagoa de Messejana é um dos exemplos da ação de vandalismo. O calçadão do entorno do monumento é pouco frequentado devido à insegurança


FOTO: KID JÚNIOR


Iniciativa da Prefeitura estimula o turismo nos locais, mas muitos deles perdem seus encantos em meio a problemas. Falta de segurança pública, vandalismo, estruturas danificadas. Estas são algumas características em comum nos monumentos na cidade de Fortaleza que fazem referência à vida e à obra do escritor cearense José de Alencar.


Os pontos fazem parte da rota turística cultural Caminhos de Iracema, do projeto Roteiros Turísticos Culturais para as Comunidades de Fortaleza, lançado em março deste ano pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo (Setfor) e da Comissão de Participação Popular. Com a proposta de incluir pontos históricos localizados na periferia da cidade nas rotas turísticas, o passeio visita os principais patrimônios de Fortaleza que fazem alusão a obra Iracema.


Pontos


No caminho estão inclusas as estátuas de Iracema, o Rio Ceará, o Theatro José de Alencar, a praça e o monumento que levam o nome do autor, o antigo Forte São Sebastião - Martim Soares Moreno, o Morro e a Praça de Santiago e a Casa José de Alencar.

No entanto, os encantos das belezas naturais de muitos desses pontos se perdem em meio ao descuido e à falta de segurança, que afastam população e visitantes das áreas.

A estátua da índia localizada no centro da Lagoa da Messejana, inaugurada em maio de 2004, por exemplo, é alvo da ação de vândalos e encontra-se hoje pichada.

O calçadão que circunda a lagoa e que foi reformado à época da inauguração é pouco utilizado como espaço de lazer para turistas e moradores. Segundo a moradora da região, Valneide da Silva Barros, a falta de policiamento é uma das principais causas da pouca frequência ao local. "Aqui falta segurança e tem muitos vândalos.

É um espaço da cidade muito bonito mas que não podemos aproveitar. Eu não tenho coragem de ficar por aqui muito tempo", afirma Valneide. A situação da barra do rio Ceará não é muito diferente. Lugar de grande importância histórica do Estado e de muitas riquezas ambientais, a região sofre com a sujeira e o abandono. "É um dos locais mais bonitos de Fortaleza que vem ficando feio por conta da sujeira.


Tem que investir em policiamento também para valorizar isso aqui", opina Pádua Júnior, morador da Barra que trabalha com o reaproveitamento de aço e sucatas.


Insegurança


O local em que Pero Coelho de Souza fundou o forte de Santiago e que serve de cenário para a obra de José de Alencar é hoje também alvo de violência e insegurança. A Praça Alberto de Souza, que circunda as margens do rio e o píer da Barra do Ceará, encontra-se abandonada e a placa e o monumento construídos no local foram danificados com pichações.


A praça e estátua de José de Alencar, no Centro da cidade, também estão inclusas na rota do passeio. O monumento, edificado em 1929 em homenagem ao centenário do escritor, é um dos poucos pontos turísticos da rota que mantémse preservado. Já a praça é hoje um ponto de prostituição e palco para a violência. O local que encerra o passeio turístico cultural "Caminhos de Iracema", a Casa José de Alencar, é um dos pontos mais visitados e aproveitados pela população, quase uma exceção na rota do passeio.


A casa em que nasceu o romancista é conservada até hoje. Com um amplo espaço arborizado, museu e a pinacoteca Floriano Teixeira, a Casa José de Alencar também oferece o serviço de um restaurante e é um local de lazer para muitas famílias. O dentista George Vasconcelos, costuma trazer as filhas pequenas para brincar no local. "É um espaço amplo, com muito verde, um local bom para o lazer. É uma exceção, porque Fortaleza é muito carente de praças e espaços como esse". Ainda assim, o dentista ressalta que poderiam ser feitas melhorias no local. "Quando não tá chovendo, aqui é muito mal cuidado", afirma.


O projeto pretende realizar cerca de 19 passeios com comunidades nas regionais . O objetivo é divulgar para a população os atrativos turísticos, históricos e culturais de Fortaleza.


REGINA PAZ

ESPECIAL PARA CIDADE


FONTE:

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

CADERNO: CIDADE

MATÉRIA: PONTOS TURÍSTICOS TÊM ESTRUTURAS DANIFICADAS

DATA: 04.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário