segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

8ª Bienal da UNE


Secretária Jeanine Pires representou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, no evento em Recife
A secretária Executiva do Ministério da Cultura, (MinC), Jeanine Pires, representou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, na 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Recife (PE), nesta quinta-feira (24). Ela apresentou as principais políticas públicas do MinC aos estudantes e recebeu pedidos de apoio do ministério para projetos da UNE.
Entre eles, o pedido para encaminhar a candidatura do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a exemplo do que aconteceu com a expressão artística do Frevo, que teve recentemente a indicação acatada pela Unesco. Jeanine prometeu aos estudantes levar a proposta para ser avaliada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), instituição responsável pela tramitação das candidaturas.
A secretária foi recepcionada pelo presidente da UNE, Daniel Iliescu, e assistiu a uma apresentação do grupo de Maracatu Estrela de Ouro. Em sua fala aos estudantes, ela lembrou dos tempos em que foi presidente da Une, em 1986, e se colocou a disposição dos universitários para estreitar os laços da Cultura com a Academia.
As formas de apoio que o MinC poderá dar ao projeto de criação de um Centro de Cultura e Arte (Cuca) na Universidade Federal do Recife (UFRE), também foi alvo dos debates entre a secretária e os estudantes.  As lideranças da Une Daniel Iliescu (Presidente), Rafael Buda (Coordenador Geral da 8º Bienal), Maria das Neves (Diretora de Cultura da UNE) e o músico Santana acompanharam a Jeanine na Mesa da Bienal.
A visita da Secretária à Recife gerou grande interesse da imprensa local e prosseguiu na sexta-feira (25), quando ela esteve reunida com o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, e equipe, para discutir a programação cultural na cidade durante a Copas das Confederações e no Mundial de Futebol, em 2014.
(Texto: Thiago Esperandio, Ascom/MinC)
(Fotos: Luciana Ourique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário