sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Marco Leonel Fukuda lança novo "Jornada" nesta quinta (17), no TJA‏

TEMBIÚ - Alimento de Alma
Marco Leonel Fukuda lança novo "Jornada" nesta quinta (17), no TJA
Marco Leonel Fukuda: jovem compositor e violonista lança “Jornada”, seu segundo disco: no repertório, uma refinada combinação de ritmos brasileiros para a música instrumental. Lançamento nesta quinta (17/01), no Theatro José de Alencar, às 18h.

Marco Leonel Fukuda é um jovem músico nipo-brasileiro de 22 anos de idade que estuda seu instrumento, o violão, desde os 11, já tendo estudado com diferentes mestres.

Prodígio, sua musicalidade transita entre o erudito e o popular, podendo notar em suas composições e execuções influências de Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira, Baden Powell e Dilermando Reis.

Foi na capital cearense que começou a se dedicar ao trabalho de composição. Em sua pesquisa, destaca-se a investigação do violão como versátil instrumento musical nas maneiras de executar diversos ritmos brasileiros, como samba, choro, xote, baião, maracatu, frevo, valsa, ciranda.

Fukuda, enquanto compositor, lança em dezembro de 2012 seu segundo disco, “Jornada”, que traz uma pesquisa aprofundada na música instrumental brasileira para violão, iniciada no seu primeiro disco, “Nascente” (gravado em 2009). Agora em “Jornada”, serão abordados diversos ritmos da música brasileira, como baião, frevo, maracatu, quadrilha, ciranda, choro, samba, ijexá, modinha.

De acordo com o jornalista e professor Gilmar de Carvalho, “Ouvir Marco Leonel Fukuda é um prazer e um privilégio. Ele faz uma música delicada, sensível, gostosa de ouvir. Não faz a trilha sonora desses tempos violentos, mas um contraponto à barbárie. Ele faz música que nos emociona. E vai na contramão da linha de montagem da indústria fonográfica. Ele faz música como quem ama, poderia dizer o poeta. Ele insiste em nos dizer que o belo existe. É maravilhoso ouvir música de qualidade, como a que ele faz e toca acompanhado pelo violão, extensão de seus braços, e de seus dedos mágicos".


Ficha Técnica do disco “Jornada”


Marco Leonel Fukuda - violões, cavaquinhos, composição, arranjos e direção musical
Alex Vasconcelos - percussão nas faixas de 9 a 18
Rodrigo de Oliveira (TEMBIÚ - Alimento de Alma) - produção executiva
Alan Mendonça (Radiadora Cultural) - coprodução
Marcus Rocha (Imagem.Som) - gravação, mixagem e masterização das faixas de 1 a 8
Daniel Sombra (Casa de Música) - gravação, mixagem e masterização das faixas de 9 a 18
Felipe Camilo (Estúdio Pã) - projeto gráfico e fotografia


Gravado entre novembro de 2010 a outubro de 2012.
"Jornada" é uma homenagem ao Centenário do Theatro José de Alencar (1910-2010)



Leia essa nota na íntegra em tembiu.pro.br.



Lançamento do disco “Jornada”, de Marco Leonel Fukuda
dia 17/01 (quinta), às 18h
no Theatro José de Alencar (TJA)
entrada franca
próximas apresentações:
dias 19 e 26/01 (sábados), às 18h
info: 3101-2566 e 9621-9700 ou tembiu@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário