quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Música no Museu



Concerto do pianista Luiz Carlos de Moura abre temporada 2013 do projeto Música no Museu
O Centro de Justiça Federal do Rio de Janeiro será o palco do concerto de abertura da temporada 2013 do projeto Música no Museu. A apresentação do pianista Luiz Carlos de Moura Castro, na próxima sexta-feira (11), às 15h, marcará o inicio da temporada dete ano. O projeto musical recebe apoio do  Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivos Fiscais (Lei Rouanet).
A programação de 2013 reserva novidades, como por exemplo, o lançamento do livro Música no Museu 15 Anos Depois, que traz um panorama da trajetória do projeto, além da integração da residência do Consul da Alemanha e do Palácio São Clemente (residência do Consul de Portugal) à série. Serão dois novos espaços nobres, no Rio de Janeiro, com concertos gratuitos  para os apreciadores da música erudita.
Outra novidade é a inclusão do jazz na tradicional agenda de músicas clássicas, através da parceria com a Orquestra de Bolso. Constam da programação atrações que o público já se acostumou a acompanhar como  os “Clássicos do Carnaval”, no mês de fevereiro. Em março a agenda será dedicada a homenagear as mulheres, com repertório de musicistas femininas, encabeçado por Chiquinha Gonzaga, no Dia Internacional da Mulher (8 de março). No mês de maio acontece o VIII RioHarpFestival, uma das muitas atrações que compõem a programação musical do projeto.
Música no Museu mantém a sua programação nacional, com apresentações em 15  cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo,Porto Alegre, Salvador, Olinda, Aracajú, Belo Horizonte, São João D’el Rei e Ouro Preto, entre outras) e uma turnê internacional, que neste ano realizará apresentações na Australia, França, Argentina, Estados Unidos, Portugal Espanha e Chile.
Ao longo do ano será dado ênfase às comemorações dos 200 anos dos músicos eruditos Wagner e Verdi, com apresentações de obras de ambos os compositores. Os 150 anos de nascimento do pianista e compositor brasileiro, Ernesto Nazareth, também serão  comemorados em apresentações no Brasil e no exterior. Ainda dentro do cronograma das atividades do projeto será realizado o 6º Concurso Jovens Músicos-Musica no Museu e o 7º encontro de Empreendedorismo na Área Musical.
SERVIÇO:
Apresentação Pianista Luiz Carlos de Moura Castro
Dia 11- Sexta-feira- 15hs
CC Justiça Federal
Av. Rio Branco 241- Centro
Capacidade: 142 lugares
Programa: Franz Liszt, Villa-Lobos.
Veja aqui a programação
Conheça o site do Música no Museu
(Fonte: Projeto Música no Museu)
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação Música no Museu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário