segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MinC promove oficinas de capacitação


Trabalho visa o preparo de candidatos para os editais voltados aos criadores e produtores negros
Na próxima terça-feira, 29 de janeiro, o Ministério da Cultura, por meio de sua Representação Regional Nordeste, promoverá, em Recife, uma oficina para orientar e tirar dúvidas de todos aqueles que quiserem participar dos editais do MinC voltados para criadores e produtores negros.  A oficina acontecerá na sede da Representação, localizada na Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife.
Mesmo tendo como foco principal os editais, o encontro é aberto a todos os interessados em adquirir informações e estimular a troca de ideias e parcerias. A participação é gratuita, mas é necessário inscrever-se previamente pelo email  maria.huang@cultura.gov.br.  Os próximos estados nordestinos a receberem as oficinas são Paraíba (30/01), e Ceará (01/02). No Maranhão e no Piauí as datas ainda estão sendo estabelecidas.
R$ 9 milhões de investimento
Os cinco editais do Ministério da Cultura direcionados aos realizadores negros envolvem prêmios no valor total de R$ 9 milhões, que serão distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. As inscrições estarão abertas até 25 de março.
Estão envolvidos nesse trabalho a Secretaria do Audiovisual do MinC e as instituições vinculadas ao ministério – Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte),  em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.   Leia sobre os cinco editais abertos.
Encontros em Minas Gerais
Com o mesmo objetivo das oficinas realizadas no Nordeste, a Representação Regional do MinC em Minas Gerais (RRMG) promoverá oficinas em sete municípios mineiros durante os meses de janeiro e fevereiro. A intenção é mobilizar produtores e criadores negros e  agentes culturais locais que atuem com o enfoque nas expressões afrodescendentes para que eles também trabalham como replicadores da informação.
As oficinas começam pelo município de Ponte Nova nesta sexta-feira, 25 de janeiro, e prosseguem nas cidades de Uberlândia (31/01), Juiz de Fora (01/02), Belo Horizonte e região metropolitana (05/02), Governador Valadares (19/02), Três Corações (26/02) e Montes Claros (28/02).
As inscrições para todas as localidades podem ser feitas pelo e-mail divulgacaomg@cultura.gov.br. Os interessados devem informar no momento da inscrição o local que deseja participar.
Oficinas em São Paulo
A Representação Regional do MinC em São Paulo (RRSP), em parceria com a Fundação Cultural Palmares, também realizará oficinas em todas as regiões da capital paulista. Ao todo serão 10 oficinas, sendo cinco na capital e outras cinco em municípios do interior do estado.
A primeira cidade a receber o encontro será Registro, no Vale do Ribeira (29/01). Depois será a vez da capital , na zona leste (30/01 e 05/02), Cubatão (31/01), Sertãozinho (19/02), zona norte da capital (20/02), Presidente Prudente (21/02), região central da capital (23/02), São José dos Campos (26/02) e região sul da capital (28/02).
Acesse os telefones de contato das representações do MinC no país e procure se informar com relação à realização de oficinas voltadas aos editais para produtores negros.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário