segunda-feira, 21 de março de 2011

Exposição Fotográfica Meu Sertão Minha Cultura - Programa Microprojetos Mais Cultura‏



A cultura de Senador Pompeu em imagens. Estreia dia 26 de março de 2011, a exposição fotográfica Meu Sertão Minha Cultura no Centro Pastoral de Senador Pompeu, realizada através do Projeto Meu Sertão Minha Cultura, contemplado pelo Programa Microprojetos Mais Cultura, desenvolvido pela produtora cultural, atriz e fotógrafa Karla Samara, realizado em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania.

A exposição fotográfica MEU SERTÃO MINHA CULTURA apresenta um registro do patrimônio histórico urbano e rural, manifestações da cultura popular, saberes e fazeres tradicionais. Um trabalho de fundamental importância para a identidade cultural de Senador Pompeu, pois as imagens criam outra realidade construída através da percepção do fotografo.

O projeto MEU SERTÃO MINHA CULTURA teve início no mês de março de 2010, com pesquisas sobre a cultura de Senador Pompeu. Inicialmente foi realizado mapeamento do patrimônio material e imaterial, através de visitas às comunidades, fazendo entrevistas, conhecendo os aspectos culturais, em seguida foi realizado o registro fotográfico sob os olhares dos jovens fotógrafos participantes das vivências em fotografia digital realizadas através do projeto. Foram duas vivências: uma teve como foco principal a questão do patrimônio material, evidenciando o Sítio Histórico Casarões da Barragem do Patu e outra focou os aspectos da cultura imaterial, evidenciando a Caminhada da Seca e o reisado da comunidade de São Joaquim.

De todo o material fotográfico colhido, foram selecionadas 40 fotos para compor a exposição que percorrerá escolas, distritos e povoados do município de Senador Pompeu em 2011, através da ação Vivências Artísticas Comunitárias do Instituto Casarão. Além da exposição física, terá versão digital para a web, fazendo uso da internet como um meio democrático de divulgação de nossas manifestações culturais.

Além do processo de registro fotográfico foi realizada através do projeto, pesquisa sobre os trabalhos dos fotógrafos Pe. João Paulo e Reginaldo Araújo, que deram importante contribuição para a difusão da arte fotográfica em Senador Pompeu. Pe. João Paulo, grande poeta da imagem, fez um importante trabalho de registro da cultura de Senador Pompeu na década de noventa, deixando grande acervo fotográfico dos aspectos paisagísticos e culturais de Senador Pompeu. Reginaldo Araújo também realizou um importante trabalho através da exposição Um Olhar Sobre o Sertão. As fotos dos dois fotógrafos mencionados, também compõem a exposição.

Meu Sertão Minha Cultura é uma exposição coletiva que apresenta fotos de: Karla Samara, Maik Lenno, Fram Paulo, Pe. João Paulo, Maria Mariana, Reginaldo Araújo, Aparecida Victor, Washington Alves e Luana Affla.


Informações:
samarauzina@hotmail.com
institutocasarao@yahoo.com.br


FONTE:
http://institutocasarao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário