terça-feira, 15 de março de 2011

A história de Lima Campos*


A Historia desde o principio - O atual distrito de Lima Campos, antigamente conhecido por Estreito1, até o ano de 1932 era apenas uma fazenda de criação de gado zebu e outros animais pertencentes ao paraibano Ananias Evangelista.

Havia na época, além da casa Grande da fazenda, cerca de aproximadamente dez casas de taipa, onde hoje é a Avenida Coronel Ilídio Sampaio Essas casas pertenciam aos agricultores que trabalhavam na fazenda.

Existiam também uma estrada que ligava a fazenda Estreito a Icó e o meio de transporte para se chegar lá eram os animais tudo que era necessário só se conseguia em Icó e quem não tinha animais de viagem, tinha que ir caminhando.

Portanto, podemos dizer que a seca ocorrida na década de 1930 trouxe um grande beneficio para a fazenda: a construção de estradas e do açude Estreito. Com isso, possibilitaram o desenvolvimento da região e a transformação da localidade em Distrito no ano de 1933.
As mudanças do nome

De Estreito para Lima Campos - O ano de 1932 apresentou-se com poucas chuvas não podendo garantir o desenvolvimento das plantações no Estado do Ceará.

O engenheiro Luis Augusto da Silva Vieira, chefe do 1 Distrito de IFOCS- Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, hoje DNCS- comunicava o flagelo através de telegrama enviado ao engenheiro Arthur Fragoso de Lima Campos, com o intuito de conseguir autorização para iniciar a construção do açude Estreito.

José Américo de Almeida, ministro de viação e Obras Públicas, autorizou a construção. No dia 26 de abril de 1932, trágico acidente aéreo em Salvador teve entre suas vitimas Artur Fragoso de Lima Campos.

Em homenagem póstuma ao Inspetor de Secas Arthur Fragoso de Lima Campos foi permutado o nome Estreito para Lima Campos.

Seca de 1931/1932
O nordeste lutava com escassez de chuva desde 1930. Em 1931 motivos de economia influenciam para que a realização sistemática do programa da inspetoria não fosse iniciada com intensidade, vendo-se, entretanto o Governo Federal obrigado a conceder pequenos créditos especiais, principalmente pelo fim do ano, com o objetivo de socorrer certas regiões mais atingidas pelas secas que então se pronunciava.


FONTE:
Blog Icó é Noticía e do blog: Nossa História, Nossa Gente e publicação no blog do Lacy

2 comentários:

  1. OLA, SOU O PASTOR CLAUDIO SAMPAIO, MORO NA CIDADE DE LIMA CAMPOS, ESTADO DO MARANHÃO, ESTA CIDADE TEM ESTE NOME POR CAUSA DE UM DR. QUE ESTEVE AQUI NA ÉPOCA DE SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA PARA DIVIDIR AS TERRAS, POIS A MESMA RECEBERIA MUITOS IMIGRANTE DE VARIOS ESTADO DO NORDESTE POR CAUSA DA SECA QUE ASSOLAVA A REGIÃO. ENTÃO, QUERO SABER MAS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE PERSSONAGEM ARTUR FRAGOSO DE LIMA CAMPOS, QUERO SABER SE É O MESMO QUE DEU ORIGEM AO NOME DA MINHA CIDADE, QUEM SÃO SEUS DESCENDENTES, POIS A CIDADE EM QUESTÃO AQUI NO MARANHAO FARA 50 ANOS NO PROXIMO ANO, EM JANIERO, DIA 15, GOSTARIAAMOS DE FAZER UMA PEQUENA HOMENAGEM A UM DESCENDENTE DIRETO, CASO SEJA REALEMENTE ESTE QUEM ESTAMOS PENSANDO. POR FAVOR NOS AJUDE A REALIZAR ESTE FEITO.

    PR. CLAUDIO SAMPAIO
    (99) 8121-2089- (TIM)

    ResponderExcluir
  2. O NOME DESSE DOUDOR ERA CONHECIDO COMO LIMA CAMPOS, E AQUI NAO SE TEM MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ELE. OK - NOS AJUDE A ESCLARECER ESSE ENIGMA

    QUERO SEU NUMERO PARA CONTATO

    MEU E-MAIL: claudiosampaio2005@hotmail.com

    UM ABRAÇÃO

    ResponderExcluir