terça-feira, 22 de março de 2011

Religiosidade popular se mantem viva em Forquilha dos Batista








Na tarde do dia 19 de março a comunidade católica de Forquilha dos Batista realizou uma procissão com a imagem de São Jose, essa programação religiosa contou com a participação de grande parte da comunidade e representa um importante mecanismo de preservação da cultura através da religiosidade popular do povo forquilhense, reconhecida em todo município icoense.
A procissão percorreu os pontos principais da comunidade, passando pela passagem molhada que foi parcialmente destruídas nas fortes chuvas de fevereiro, gruta de Nossa Senhora de Fátima, riacho do capim pubo onde ainda tinha água correndo no seu entorno, cruzeiro das missões populares, ruínas da casa de Jose Batista e Santana Pereira onde os festejos a essa devoção religiosa teve início, até chegar a Igreja local. No decorrer desses pontos celebrava-se a segunda noite de novena e refletia-se sobre a vida de São Jose. Ao chegar a Igreja a comunidade se despediu da imagem rezando os ritos finais da novena e realizando um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Segundo a tradição cristã, São Jose foi a pai adotivo de Jesus Cristo e esposa de Maria, denominada pelos católicos de Nossa Senhora. Conviveu com Jesus durante a infância e parte da adolescência, procurando ser um exemplo de pai e homem justo, é citado nos evangelhos canônicos entre eles o escrito segundo Mateus, quando o evangelista faz referencia a genealogia de Jesus, no nascimento de Jesus, na fuga para o Egito em função da perseguição do rei Herodes e quando Jesus se perde de seus pais em viagem para Jerusalém para comemorar a festa da páscoa. A partir da vida pública de Jesus não percebemos nesses evangelhos citações referentes a São Jose, levando a entender que já possa ter morrido em função da idade avançada. Seu dia no calendário dos santos é comemorado dia 19 de Março, é conhecido como patrono das famílias, a ele também são atribuídos os pedidos de chuvas e de uma boa colheita, fato esse que seu dia coincide com a mudança do equinócio e que influenciam a quadra invernosa no sertão, sendo uma forte influência para o homem do campo que espera por boas chuvas para cultivar sua lavoura e colher seus frutos. É o padroeiro do Ceará, da diocese de Iguatu, de Forquilha dos Batista.
Essa tradição popular de origem católica tem seus reflexos na religiosidade popular do povo brasileiro, fomos colonizados por europeus e católicos que impregnaram na raiz cultural da nossa gente os princípios do catolicismo, em seguida passamos pelo processo do sincretismo religioso com a influencia das religiões afro-brasileiras. Aqui em Forquilha dos Batista essa festa tem suas origens como uma tradição privada, tendo em vista que não possuíamos um templo religioso, logo após a construção da igreja essa tradição passou ser pública de caráter comunitário, elevando São Jose à categoria de padroeiro. O blog Educação, Memória e Entretenimento apóia essas festividades por acreditar na capacidade de preservação da cultura e memória local. Abaixo posto algumas fotos da procissão.


FONTE:
http://luzianobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário