terça-feira, 15 de março de 2011

JARDIM BOTÂNICO É OPÇÃO DE LAZER DIFERENCIADO


SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Jardim Botânico é opção de lazer diferenciado

A variedade de plantas e animais é o principal atrativo do espaço, que passou
recentemente por reforma.
Orquidário do Jardim Botânico de São Gonçalo é um dos mais completos em área pública.
Divulgação tem aumentado o interesse em conhecer o local.

Abrigo de espécies raras da flora brasileira, equipamento é uma das principais Unidades de Conservação do Ceará Fortaleza. Quando se pensa em opção de lazer no Ceará, a primeira coisa que vem à mente, na maioria das vezes, é praia. Mas, em São Gonçalo do Amarante, a poucos minutos de Fortaleza, existe uma alternativa diferenciada, que alia o amor ao meio ambiente ao prazer de um passeio tranquilo com a família. O Jardim Botânico de São Gonçalo possui
quase 20 hectares de belezas fascinantes.
Quem vai ao local não volta para casa do mesmo jeito, pois leva consigo o conhecimento sobre a flora brasileira e a fauna local e, o mais importante, de como é valioso preservar nossas riquezas naturais e repassar esse ensinamento paras as próximas gerações.
"É uma das principais Unidades de Conservação do Ceará. Há espécies raríssimas como as palmeiras africanas, que soltam sementes a cada 50 anos, e que, no Brasil, só podem ser encontradas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e aqui", afirma a secretária do Meio Ambiente da cidade, Michele Matos. "Temos também um dos orquidários mais completos entre os de áreas públicas, além de um vasto catálogo de bromélias, em um espaço de 5 mil metros
quadrados", acrescenta. O que encontrar quem for ao Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante vai se deparar com uma grande variedade de árvores.
Podem ser encontradas mais de mil espécies da flora nacional. Destaque para o pau-brasil, que deu nome ao nosso País e, hoje, está praticamente extinto. A vegetação que vive na Terra há milhões de anos também pode ser vista por lá.
"Existem plantas jurássicas, que serviam, inclusive, de alimento para os dinossauros", conta Michelle. Regionalmente, da Mata de Tabuleiro, são preservadas árvores nativas, como o pau d´arco e o cajueiro, por exemplo. A fauna local também está contemplada. Só de pássaros, existem mais de 100 variedades, como jacus e sabiás. Entre os mamíferos, o Jardim Botânico abriga raposas e guaxinins, dentre outros exemplares.
Em parceria com o Instituto Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante, a Secretaria mantém em atividade o lugar, que é aberto ao público todos os dias, com entrada gratuita. Além disso, o visitante pode levar uma lembrança especial do passeio. Por lá, são comercializadas mudas de plantas reproduzidas no local.
O preço varia entre R$ 5,00 e R$ 30,00, dependendo da raridade da espécie. O dinheiro é aplicado no próprio Jardim Botânico, para complementar a despesa mensal da Prefeitura com funcionários e insumos. O visitante ainda dá uma contribuição especial para a germinação das plantas no planeta.
Reforma Recentemente, com apoio da iniciativa privada e da própria Prefeitura, foram feitas reformas que ajudaram a transformar essa área de lazer em um espaço mais sofisticado e agradável.
"No ano passado, fizemos um trabalho mais intenso de melhoria da estrutura e de recuperação do orquidário. Tivemos a ajuda de ceramistas da região e de uma construtora", revela a secretária. Para ela, apesar de pequenas, as ações foram essenciais para remodelar o local, que foi criado há quase 10 anos. Também há projetos para aperfeiçoar o Jardim Botânico, por meio da ampliação das parcerias com empresas que estão se instalando no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Visitação 800 pessoas visitaram o Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante, em 2009. O local abriga mais de mil espécies da flora brasileira e regional, além de exemplares da fauna.


MAIS INFORMAÇÕES
Jardim Botânico
Avenida Paisagista Burle Marx, na localidade de Parada, próximo à CE-085, em São Gonçalo do Amarante


DIVULGAÇÃO
Meta é chegar a 10 mil visitas Fortaleza. A Secretaria do Meio Ambiente de São Gonçalo do Amarante espera bater o recorde no número de visitas ao Jardim Botânico até dezembro. Para isso, medidas simples, mas que já demonstram ser eficazes, estão sendo adotadas. "Em todo o ano passado recebemos pouco mais de mil pessoas. Neste ano, até o momento, já são mais de 800. Nossa meta é chegar ao final de 2011 com 10 mil visitantes", projetou.
A estimativa otimista deve-se à estratégia adotada no trabalho de divulgação do equipamento, que tem sido a principal ferramenta para captação de frequentadores. Do jeito que pode, mesmo com a limitação de recursos, a comunicação tem dado retorno. A partir da iniciativa dos funcionários, que dedicam parte de seu tempo livre para ir a escolas, pousadas e empresas da região para apresentar o lugar, é feita uma explicação prévia do Jardim Botânico e a importância de sua existência.
O retorno é garantido, principalmente, depois de criar aquela curiosidade no primeiro contato com quem ainda desconhece o propósito do equipamento. Com isso, só tem crescido a quantidade de interessados em conhecer melhor os elementos da natureza expostos no lugar.
"Tudo é fruto de um esforço pessoal de cada um dos nossos funcionários, e vale a pena. Não há um equipamento parecido com esse no Ceará. Queremos que ele se torne uma referência para a região. Um ponto turístico. Já recebemos pessoas de outros Estados e até de outros países, que ficaram absolutamente maravilhadas com o que viram", assinalou Michele.
Para a secretária, um dos instrumentos de divulgação mais importantes e que tem trazido mais resultados positivos tem sido a internet. Um blog do Jardim Botânico foi criado recentemente. Nele, alunos da região, do projeto ProJovem e que já visitaram o local escrevem sobre as plantas e animais que encontram no Jardim e sobre o prazer que o local proporciona. O endereço do blog é http://www.jardimbotanicosga.blogspot.com. Lá também estão disponibilizadas fotografias.
Educação ambiental Segundo Michele, um dos pontos fortes do projeto é ressaltar a educação ambiental junto aos visitantes, a fim de que se tornem multiplicadores em outras áreas. Por isso, o lugar é bastante visitado por estudantes, que agendam data e horário para excursionarem por lá. As visitas têm se tornado cada vez mais frequentes. Por conseguinte, o número de visitantes também.
Para a secretária, ir ao Jardim Botânico é muito mais que um programa recreativo. "Além de ser um passeio lúdico pela ecologia, também é uma forma de educação ambiental para as gerações atuais e futuras".
Na opinião dela, a cidade precisa se preparar para o boom econômico quem vem por aí com a futura instalação de empresas, siderúrgica, refinaria e de famílias que irão passar ou morar definitivamente por lá.
"Precisamos conscientizar primeiro nossos moradores sobre reciclagem, reúso e preservação ambiental para que nós possamos repassar isso para quem está chegando. O Jardim é mais uma ferramenta para atingirmos esse objetivo maior, por isso a gente quer que as pessoas nos visitem", pontuou.





FONTE:

Fernanda Helena Costa e Silva


Assessoria de Comunicação Setur
31014654 / 31014661

Nenhum comentário:

Postar um comentário