sábado, 5 de março de 2011

Plano Nacional do Livro e Leitura - (download gratuito)


As diretrizes para uma política pública voltada à leitura e ao livro no Brasil (e, em particular, à biblioteca e à formação de mediadores), apresentadas neste Plano, levam em conta o papel de destaque que essas instâncias assumem no desenvolvimento social e da cidadania e nas transformações necessárias da sociedade para a construção de um projeto de nação com uma organização social mais justa. Elas têm por base a necessidade de formar uma sociedade leitora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social de milhões de brasileiros no que diz respeito a bens, serviços e cultura, garantindo-lhes uma vida digna e a estruturação de um país economicamente viável.

Pretende-se conferir a este Plano a dimensão de uma Política de Estado, de natureza abrangente, que possa nortear, de forma orgânica, políticas, programas, projetos e ações continuadas desenvolvidos no âmbito de ministérios – em particular os da Cultura e da Educação –, governos estaduais e municipais, empresas públicas e privadas, organizações da sociedade e de voluntários em geral, procurando evitar o caráter por demais assistemático, fragmentário e pulverizado com que se têm implementado essas iniciativas em nosso país, desde, pelo menos, o início do século XIX.

Essa Política de Estado se traduz em amplos programas do governo, com coordenações interministeriais devidamente articuladas com estados, municípios, empresas e instituições do terceiro setor, para alcançar sinergia, objetividade e resultados de fôlego quanto às metas que venham a ser estabelecidas. Quatro eixos principais orientam a organização do Plano:

§ Democratização do acesso

§ Fomento à leitura e à formação de mediadores

§ Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico[1]

§ Desenvolvimento da economia do livro.

O Plano como aqui se vê configurado é produto do compromisso do governo federal de construir políticas públicas e culturais com base em um amplo debate com a sociedade e, em especial, com todos os setores interessados no tema. Sob a coordenação dos Ministérios da Cultura e da Educação, participaram do debate que conduziu à elaboração deste documento representantes de toda a cadeia produtiva do livro – editores, livreiros, distribuidores, gráficas, fabricantes de papel, escritores, administradores, gestores públicos e outros profissionais do livro –, bem como educadores, bibliotecários, universidades, especialistas em livro e leitura, organizações da sociedade, empresas públicas e privadas, governos estaduais, prefeituras e interessados em geral.

O livro PNLL: Textos e História traz artigos de 24 autores relatando oque foi, o que é e o que representa o Plano Nacional do Livro eLeitura para o futuro deste segmento, seus pontos de vista eenvolvimento com essa trajetória. Foram compilados documentosimportantes, como a Lei do Livro, as declarações feitas nas cidadesbolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra, que declararam oano de 2005 como o Ano Vivaleitura, as Diretrizes Iniciais do PNLL eoutros. As principais realizações do Plano nestes 5 anos de história sãoapresentadas com textos informativos e o resgate do que foi produzido– relatorias, recomendações e documentos –, apresentando uma visãoúnica sobre o PNLL. O livro publica, ainda, alguns depoimentos dosintegrantes dos projetos ligados ao Mapa de Ações e sua relação com oPNLL. ¬ Link do livro para download: http://189.14.105.211/conteudo/pnll_download.pdf

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2011/01/31/plano-nacional-do-livro-e-leitura-7/

Nenhum comentário:

Postar um comentário