terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cartografias Colaborativas

Seminário discute o mapeamento da diversidade cultural brasileira

Teve início nesta segunda-feira (10) em Brasília o Seminário Cultura Digital: Cartografias Colaborativas.
O evento reúne técnicos para pensar o desenvolvimento de padrões, metodologias e plataformas, tudo com o objetivo de fomentar o mapeamento colaborativo da diversidade da cultura brasileira.
A abertura contou com a presença do secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, do representante da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, Daniel Castro, do representante da secretaria do Audiovisual (Sav), Thiago Cremasco, e do diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula.
Mapeamento da cultura brasileira
Segundo Américo Córdula, o evento é uma grande oportunidade para a troca de experiências. “Durantes estes três dias, teremos conversas técnicas acerca da implementação da cartografia e vamos debater as possibilidades de integração com o SNIIC, que é o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais”, explicou.
Além de membros do MinC, o seminário conta ainda com a presença de representantes dos oito projetos selecionados em edital na primeira etapa do projeto Cultura Digital: Cartografias Colaborativas. O projeto busca o fomento ao debate de estratégias, o incentivo ao diálogo e ao compartilhamento de experiências e a identificação de projetos que promovam a utilização dos dados coletados diretamente com a sociedade (Data crowdsourcing).
O seminário é realizado por meio da Secretaria de Políticas Culturais do MinC e vai até o dia 12, quarta-feira, no Museu da República, em Brasília.
(Texto: Rosiene Assunção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário