sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Frevo é festejado na França


Unesco organiza coquetel em homenagem ao ritmo brasileiro
Integrantes do MinC e prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, com dançarinos de Frevo
Um dia após o reconhecimento do Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade (clique aquipara ler), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou no inicio da tarde desta quinta-feira (06) de coquetel organizado pela Unesco em homenagem ao ritmo brasileiro. Também presentes, parlamentares de Pernambuco, entre eles os deputados Fernando Ferro, Pedro Eugênio e o senador Humberto Costa.
Não podia faltar o colorido do frevo nesta homenagem e a ministra foi tirada para dançar. O mesmo aconteceu com a presidenta do Iphan, Jurema Machado. Ainda na comemoração estava, o presidente do Ibram, Jose Nascimento.
Após a celebração, a ministra concedeu entrevistas a veículos franceses, como L’Express e Le Monde. Falou sobre as ações da cultura no Brasil e a política de Cultura do país no exterior.
Marta está em agenda oficial pela França entre os dias 05 e 09 de dezembro. Desde sua chegada ao país, realiza encontros com o objetivo de estabelecer trocas de experiências e colaboração entre França e Brasil, em diversas áreas culturais. Entre as áreas que se beneficiam da aproximação dos países, atualmente, estão o audiovisual, as políticas de museus e o aperfeiçoamento de formação técnica de pessoal das áreas da cultura. A expertise francesa no ensino das artes, também, é foco de interesse da ministra brasileira nesta viagem.
Ministra Marta Suplicy é convidada a dançar Frevo
À noite, a ministra brasileira foi recebida, em jantar, pelo embaixador brasileiro, José Maurício Bustani. Também presentes, parlamentares de Pernambuco e o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.
Lyon
A Ministra recebeu o prefeito de Lyon Gerard Colomb, prefeito de Lyon, na parte da manhã. Colomb apresentou à ministra projetos de inclusão social por meio da arte ( a cidade tem reputação nestas ações ) tema que tem feito sido um dos principais focos do ministério brasileiro. O Prefeito também falou à Marta sobre projetos de som e luz e o mundialmente famoso Festival de Dança de Lyon.
(Texto e Fotos:Montserrat Bevilaqua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário