segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MinC no Juventude Viva


Ações da Cultura integram plano contra a violência de jovens brasileiros
Solenidade de abertura do 'Juventude Negra, Juventude Vival', no Palácio do Planalto
Para enfrentar a violência contra os jovens brasileiros, principalmente contra os negros, acontece o evento Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos entre Governo e Sociedade Civil nesta terça e quarta-feira, 27 e 28 de novembro, em Brasília. A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, participou da solenidade de abertura, no Palácio do Planalto, onde estavam reunidos representantes de outras Pastas do Governo e da sociedade civil.
O encontro faz parte do Plano Juventude Viva, fruto de uma articulação interministerial, que visa a enfrentar o crescente número de homicídios entre jovens negros de todo o país. O Plano reúne 30 iniciativas de 25 programas federais e teve sua primeira fase implantada em Alagoas, há dois meses. O estado ocupa a primeira posição em taxa de homicídios contra a população em geral e contra negros no país.
Na área cultural, Jeanine Pires, explica que o MinC “busca trabalhar as atividades culturais para a inclusão de jovens em áreas de vulnerabilidade social. Em Alagoas, especialmente, tem um interesse muito grande da sociedade civil de se envolver por causa dos altos níveis de criminalidade e da possibilidade que a cultura e as outras ações têm de poder trabalhar dentro deste projeto”.
Cultura contra a violência
Secretária-executiva do MinC, Jeanine Pires, participou da solenidade
Das ações do MinC no Plano Juventude Viva em Alagoas constam a implantação de duas Praças dos Esportes e da Cultura – que passarão a ser os CEUs das Artes e do Esporte – totalizando R$ 4,73 milhões em recursos de 2012 a 2015. Os projetos já estão em andamento e aguardam a conclusão do processo licitatório. O objetivo das praças é integrar em um mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, dentre outras.
Também está na lista a implantação de até sete Usinas Culturais – que passarão a ser os CEUs das Artes. O Programa das Usinas Culturais começará em 2013 e terá recursos de até R$ 2,5 milhões. A ampliação da rede estadual com mais 20 Pontos de Cultura e um Pontão é outra ação do MinC no Plano no estado alagoano.
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, explicou que há uma forte relação entre a juventude e os Pontos de Cultura. “Há uma base social de relações que se constituem a partir dos Pontos de Cultura muito favorável à conexão dessa juventude em uma pauta positiva e protagonista, possibilitando o contato dos jovens com a cultura popular, com os mestres, e com a cultura digital”, declarou a secretária que compõe uma das mesas de trabalho do evento.
Para 2013 ainda está previsto o lançamento do Edital Prêmio Hip Hop, objetivando a promoção e difusão da cultura deste estilo musical.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos entre Governo e Sociedade Civil os ministros Luíza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República; o Representante das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek; e representante da Rede de Jovens do Nordeste, Rúbia Nascimento.
Plano Juventude Viva
Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Plano Juventude Viva nesta primeira etapa será testado nas cidades alagoanas de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. A meta do governo federal é, a partir de 2013, estender a iniciativa para outros cinco estados, até alcançar os 132 municípios mais violentos do Brasil.
A execução do Plano envolve, além do MinC, a Secretaria-Geral da Presidência da República, com a Secretaria Nacional de Juventude; a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial; Secretaria de Direitos Humanos; ministérios da Justiça, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego e Esporte.
(Texto: Lara Aliano, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário