11/12/2012
Entre os dias 11 e 15 de dezembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN-AC) realizará na Aldeia São Joaquim uma reunião de esclarecimento e consulta junto ao povo indígena Huni Kuĩ (também conhecido como Kaxinawá) sobre o pedido de registro doKene como patrimônio cultural do Brasil. A ação visa efetivar a consulta prévia necessária para o processo de Registro. Além disso, busca também estreitar os laços entre IPHAN-AC e as comunidades locais em atuação conjunta para discutir a gestão do patrimônio imaterial.
Maior grupo indígena do Acre com mais de oito mil integrantes, os Huni Kuĩ estão divididos em doze terras legalmente delimitadas no estado. O termo Kene, traduzido para o português como desenho verdadeiro faz referência aos desenhos geométricos produzidos pelo grupo. Essas obras que envolvem aplicação de arte em palha, cerâmica, miçanga, pintura corporal e tecelagem, constituem a jiboia encantada conhecida como Yube, de acordo com a cosmologia Huni Kuĩ. A jiboia tem como missão transmitir todo o conhecimento e técnicas necessárias para a confecção dos padrões gráficos às mulheres do grupo.
A solicitação de registro foi feita em 2006 pela Associação dos Produtores Kaxinawá da Aldeia Paroá (Aprokap), Organização dos Povos Indígenas do Rio Envira (Opire), Associação dos Seringueiros, Agricultores e Artesão Kaxinawá de Novo Olinda (Aspakno), Federação do Povo Huni Kuĩ do Acre (Fephac) e Organização do Povo Huni Kuĩ do Alto Purus (Opiharp). Na época, o IPHAN-AC avaliou a necessidade da realização de reuniões de esclarecimento nas terras indígenas sobre o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, sobretudo do Registro, para assegurar a participação informada e efetiva da comunidade no processo. Ao término das reuniões, o IPHAN-AC espera que o povo Huni Kuĩ compreenda os limites e possibilidades do Registro e suas consequências, para então decidir pela homologação ou não do pedido de Registro do Kene.
Serviço:
Reunião de informação e de consulta prévia ao povo Huni Kuĩ sobre o pedido de Registro do Kene como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro Período: 11 a 15 de dezembro de 2012 Local: Aldeia São Joaquim – Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão – Jordão – AC |
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
IPHAN-AC promove reunião sobre registro do Kene como patrimônio imaterial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário