quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Casa da Pólvora é reintegrada à comunidade de Oeiras - PI


 
20/12/2012
Casa da Polvoda - Oerias PI - IPHAN - PI
Após projetos, mobilização social e muito trabalho, a Casa da Pólvora foi devolvida para à população de Oeiras, Piauí.
Depois de um ano de muito trabalho e de uma grande mobilização social, a comunidade de Oeiras, no Piauí, está comemorando a reinauguração da Casa da Pólvora. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entrou com recursos de R$ 38,3 mil aplicados nas obras de consolidação das alvenarias, recomposição da cobertura, drenagem e proteção contra a ação das águas pluviais. Os moradores tiveram papel relevante, dando apoio aos operários, auxiliando a fiscalização, e compartilhando os conhecimentos dos mais velhos sobre a edificação.
Bem de valor inestimável à história do Piauí, o monumento é uma edificação do século XIX, erguido sobre um lajedo de pedras para abrigar uma fábrica de pólvora. É, provavelmente, a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente, visitada quase diariamente por turistas e estudantes. Durante as obras de restauro, foram identificados elementos que auxiliarão na historiografia da Casa da Pólvora, como as marcas de intervenções anteriores e escavações recobertas há pelo menos 50 anos, que não constam em livros nem em relatos de historiadores e memorialistas.
A Casa da Pólvora é o marco da emancipação do Piauí, durante as lutas pela independência e tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.
Fonte: Ascom - IPHAN/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário