terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Em Gramado (RS), MTur lança o Programa Turismo Acessível


Evento aconteceu durante o 24 Festival de Turismo de Gramado e reforçou a importância da temática para o desenvolvimento do turismo

24/11/2012
Gramado (RS) – O Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (23) pelo secretário Nacional de Políticas da pasta, Vinícius Lummertz. O evento aconteceu durante o 24 Festival de Turismo de Gramado (Festuris) e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; do prefeito de Gramado, Nestor Tissot; e da secretária de Turismo do estado, Abigail Pereira.
Resultado de uma parceria do MTur com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o programa tem entre seus objetivos promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às atividades turísticas no Brasil. As ações visam oferecer o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.
“O Programa Turismo Acessível possuiu metas bianuais. Para o período de 2013 a 2014, pretendemos implantar um sistema de certificação de informações sobre acessibilidade de empreendimentos e atrativos turísticos de destinos, além de ampliar o incentivo às pessoas com deficiência no mercado de trabalho turístico”, explicou Vinícius Lummertz.
Outras três metas específicas do programa devem ser incorporadas ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, lançado pelo governo federal, o chamado “Viver sem Limites”. Uma delas é qualificar cerca de oito mil profissionais, sensibilizando para o tema de acessibilidade. As demais envolvem as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014: apoio a 100 obras de implantação e adequação de infraestrutura turística e ampliação do número de unidades habitacionais hoteleiras acessíveis.
“De acordo com o Censo de 2010, 23,9% da população brasileira possuem alguma deficiência. No entanto, somente 1,5% das unidades habitacionais no setor hoteleiro é adaptado à acessibilidade. Com o programa, pretendemos conseguir aumentar para 5% essas unidades nas cidades-sede e seus entornos”, afirmou Lummertz.
A ministra Maria do Rosário apontou a questão da infraestrutura como um dos maiores desafios a serem enfrentados para avançar na questão da acessibilidade. “Não há limite na condição da pessoa com deficiência. Os limites estão na arquitetura e no preconceito da sociedade”, disse. A ministra também defendeu a continuidade de políticas públicas voltadas a esse segmento.
O lançamento do programa contou ainda a presença do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Antônio José Ferreira, e da jornalista Flávia Cintra. Deficiente visual e cadeirante, respectivamente, eles reafirmaram a necessidade de ações como essas para ampliar a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades turísticas.
Estandes MTur
Após a cerimônia, o secretário Vinícius Lummertz visitou o estande do MTur no Festuris, que este ano teve foco na temática da acessibilidade. Ao lado de outros visitantes do festival, ele participou da chamada “degustações às cegas”, uma dinâmica em que os participantes, vendados, têm que descobrir o tipo de bebida e comida oferecidas. A ideia foi a de estimular os sentidos e trazer um pouco do dia a dia de um deficiente visual.
Lummertz também esteve no estande do Projeto Talentos do Brasil Rural, outra ação do Ministério do Turismo. Ao todo, 13 roteiros foram selecionados para participar do Festuris, com seus produtos agroindustriais e artesanais. “A produção das pequenas empresas rurais, além de ser uma manifestação cultural que agrega valor e personalidade ao turismo, também confirma a característica de distribuição de renda que somente o turismo é capaz de fazer”, afirmou ele.
Acordo de cooperação
Nesta sexta-feira, Vinícius Lummertz e o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando, anunciaram o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Turismo de Saúde. O objetivo é estruturar e promover o segmento no Brasil, atendendo principalmente os pacientes estrangeiros.
“Trata-se de uma ação que vai ajudar a capitalizar o setor de saúde e o setor turístico e é uma resposta concreta à globalização”, afirmou o representantes do MTur. O acordo deve ser assinado nos próximos dias, em Brasília (DF).
Foi anunciada também a realização do Primeiro Encontro Internacional de Negócios com o tema turismo e saúde. O evento está previsto para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano, em Recife (PE), cidade que hoje possui 420 hospitais e conta com uma rede de mais de 20 mil médicos.
Placa SBClass
No final da tarde, Vinicius Lummertz fez a entrega da primeira placa de 4 estrelas a um hotel do Rio Grande do Sul, o Villa Bella. Entre outras características, ele é 100% adaptado para receber hóspedes com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. A entrega da placa faz parte do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, uma parceria do Ministério do Turismo com o Inmetro.
O SBClass autoriza o uso de estrelas para sete tipos de empreendimentos: hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Eles devem atender determinados requisitos para adquirir de uma a cinco estrelas, de acordo com as condições de infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade.
 
ASCOM

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco 

Atendimento à imprensa 
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055 
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário