![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZu6uFmigv7tFNGrzqaEiEHdl8xsDaAPyBiYj1c4IQ0hFjO4iZVWstAin2rwZ-kM2TewxgYc_i93Im9lDkVDfSUYirNdj-4kDnpiX8P5K3-nQY8UjBMF_J03eIVWo1WxysFe97f7qB2CyG/s320/Sem+t%C3%ADtulo.png)
Estes estilos da cultura icoense se encontrarão neste fim de ano no Centro de Arte e Cultura [CAC] Aldo Marcozzi Monteiro, a partir desta terça-feira [18].
Durante doze dias, gratuitamente, o prédio que abrigou a Casa de Câmara e Cadeia receberá uma profusão de manifestações das mais variadas formas artísticas, no Centro Histórico de Icó.
O Festival será aberto nesta terça), com um cortejo brincante guiado pela Banda Municipal de Icó, no Largo do Théberge. Logo após, será realizada a solenidade de abertura e a palestra do historiador Altino Afonso Medeiros. Paralelo às apresentações, a programação ainda terá o II Fórum da Cultura Icoense e a entrega da comenda Adília de Albuquerque de Morais a uma personalidade que contribuiu e contribui para a cultura do município de Icó.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYPugIgK_WEjByAnXmN4GR43_x4Coj3wPHTZtvqM1jEj_QZueOAoMxVpWfgW14hWQXtZyD2FI5ODazd49y9XtwPtG1Udksn78P-BjOQrqkoq-uGYSEsPL9Oz6dE8VegDPK4ni0bVfFU9z0/s320/CARTAZ+-+ICOZEIRO+2012.jpg)
NÚMEROS Mais de 50 pessoas estão envolvidas, direta e indiretamente, com a realização do evento pioneiro na região do Vale do Salgado e Centro-Sul cearense.
Dentre os nomes conhecidos do público icoense e da região, figuram o Coral da Fenabb Eutímia Maciel Moreira, Bruno Sax, Orquestra Sanfônica de Icó, Grupo de Teatro Arte da Ribeira, Banda Kaoss, Banda Instrumental Ikós, Geraldo Amâncio, entre outros.
O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó] e Associação Cutural e Artística Icoense [ACAI] e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Cultura de Icó, lojas maçônicas Cavaleiros da Liberdade n° 21 e Cavaleiros Templários n° 125, Rádio Brasil FM, Rádio Papagaio FM, Rádio Icó FM, Icó é Notícia, Leo Clube de Icó e SESC Iguatu.
HOMENAGENS Em 2012, será entregue a comenda Adília de Alquerque de Morais (in memoriam) à ativista cultural Dolores Mota. A homenagem recebe o nome, a cada ano, de um homem ou mulher icoense falecido que se destacou na sua época é entregue a uma pessoa que faz a diferença nos dias de hoje na área cultural.
Adília foi uma das mais atuantes mulheres do século XX no Brasil, fato que lhe rendeu a presença no livro “Dicionários das mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade”. Jornalista, participou do Partido Liberal Evolucionista do Ceará e candidata à Câmara Federal.
Participou da revista “Ceará Ilustrado” e trabalhou na Universidade Federal do Ceará. Narrou, de forma exclusiva, a primeira cidade a libertar seus escravos: Icó, Ceará, sua terra natal, em 25 de março de 1883.
SERVIÇO:
II Festival da Cultura Icoense - Icozeiro
Data: 18 a 30 de dezembro (exceto 24/12)
Local: Centro de Arte e Cultura Arte Aldo Macozzi Monteiro (antiga Casa de Câmara e Cadeia)
Horário: A partir de 19h
Entrada: Gratuita (doação de alimentos facultativa)
REALIZAÇÃO:
Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) e Associação Cultural e Artística Icoense (ACAI)
APOIOS E PARCERIAS:
Secretaria Municipal de Cultura de Icó
Brasil FM
Papagaio FM
Icó FM
Icó é Notícia
SESC Iguatu
Leo Clube de Icó
Loja Maçônica Cavaleiros da Liberdade nº 21 e Cavaleiros da Liberdade nº 125
Stampa Bazar
Vereador eleito Victor Luiz
Grupo “Icó – Política e Cidadania”
Nenhum comentário:
Postar um comentário